Bombeiros, policiais e membros da aeronautica se juntam em campanha para doação de medula óssea

O transplante é a melhor chance de cura para as chamadas "doenças do sangue"


Na próxima terça-feira (2), o efetivo do Corpo de Bombeiros tem um encontro marcado no Hemocentro de Taubaté para fazer um teste rápido de compatibilidade, para uma possível doação de medula óssea. A mais comum é a leucemia, um tipo de câncer que afeta a produção dos glóbulos brancos, as células responsáveis pela defesa do organismo.

O transplante de medula é a melhor chance de cura para as chamadas "doenças do sangue". A campanha foi idealizada após o batalhão ter conhecimento da necessidade do jovem Renan de Andrade (23). Ele é filho de um dos integrantes do batalhão, foi diagnosticado com câncer e agora busca um doador de medula óssea compatível. Policiais Militares e membros da Aeronáutica/DCTA também participam da campanha.

Vale ressaltar que esta campanha beneficia outras milhares de pessoas que também aguardam um doador compatível para o transplante de medula, e as informações colhidas são encaminhadas para um cadastro nacional. Para realizar o teste de compatibilidade é necessário ter entre 18 e 54 anos, estar em bom estado de saúde.

O teste coleta apenas 5ml de sangue e é preciso apresentar um documento na hora do exame. O Hemocentro de Taubaté está localizado na avenida Inglaterra 190, bairro Jardim das Nações.