Caçapava decreta emergência por febre amarela e dengue

Cidade Intensifica Vacinação e Medidas de Controle Contra a Doença


A Prefeitura de Caçapava decretou, nesta quarta-feira (26), estado de emergência e alerta epidemiológico devido ao risco iminente de disseminação da Febre Amarela e ao aumento dos casos confirmados de Dengue. A decisão ocorre após a morte de um homem de 52 anos por febre amarela, além da suspeita de dois novos casos.

Com relação à dengue, os números preocupam: 47 casos confirmados, 616 notificações, 2 óbitos em investigação e 227 casos ainda sob análise. O decreto permite a aquisição emergencial de insumos e serviços para controle das doenças.

Ampliação da Vacinação Contra Febre Amarela

Diante da nova classificação da cidade como área afetada pela febre amarela, a prefeitura ampliou a faixa etária para vacinação e estendeu os horários de atendimento nos postos de saúde.

Ações de Combate e Medidas Preventivas

A Vigilância Epidemiológica intensificará as visitas domiciliares e a nebulização em áreas estratégicas. No entanto, a colaboração da população é essencial:
Manter quintais e caixas d'água limpos
Limpar calhas regularmente
Colocar areia nos pratinhos de plantas
Eliminar qualquer local com acúmulo de água

Apesar do alerta, o Índice de Densidade Larvária (ADL) registrado foi 0,89%, valor considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde.