Alimento pertencente à cultura dos brasileiros, o pão francês é um item sempre presente na mesa de café da manhã. Como se trata de um alimento feito com farinha branca, porém, muitos nutricionistas e médicos não indicam o pão francês como uma opção saudável como primeira refeição do dia. A indicação dos especialistas é que o café da manhã deve ser uma refeição completa, com nutrientes e fibras - que é o que o pão francês oferece pouco, por ser feito com trigo e água, sem vitaminas e minerais.
Alguns alimentos mais saudáveis são uma boa opção para substituir o pãozinho do café da manhã. É o caso, por exemplo, do omelete. Por ser uma proteína com um valor biológico alto, ingerir ovos dá mais sustentação e saciedade para o corpo. Alguns especialistas afirmam, inclusive, que ingerir um alimento com bastante proteína pode ajudar a comer menos durante o dia - o que é bom principalmente para quem sofre de compulsão alimentar - e ainda ajuda no aumento da massa muscular. Ovos mexidos também causam o mesmo efeito que o omelete.
Os cereais também são bons substitutos do pão francês, principalmente cereais integrais como muesli ou granola, que dão mais a sensação de saciedade, já que são riquíssimos em fibras e antioxidantes, combatendo radicais livres e dando mais saúde para a pele. Considere ingerir cereais misturados com leite ou iogurtes feitos com leite de vaca, búfala ou cabra - estes dois últimos são ótimos para quem sofre de intolerância à lactose.
Um dos principais queridinhos para substituir o pão branco é a tapioca. Como se trata de um alimento com baixo índice glicêmico, os níveis de açúcar são lentamente absorvidos, o que faz com que você demore mais a ter fome. Muitas pessoas perguntam se tapioca engorda, por ser um alimento que dá mais saciedade, mas especialistas alertam que a tapioca pode, inclusive, ajudar no emagrecimento. A indicação é consumir apenas uma tapioca por dia, com três colheres de sopa de goma, e recheá-la com alimentos ricos em proteínas, como ovos, queijos e frango.
O cuscuz também é um ótimo substituto do pão, pois é fácil de fazer e é capaz de ser incrementado da maneira que você desejar. Feito de milho, o cuscuz não tem glúten na sua composição, o que pode ser muito bom também para quem tem intolerância a glúten. Acompanhado de recheios ricos em proteínas, como os indicados na tapioca, o cuscuz é um ótimo alimento para começar o dia.