Campanha "Fique Sabendo'' realiza ação no Shopping Pátio Pinda

O dia D será será no próximo sábado (5)


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Setor de Infectologia, em parceria com o Estado de São Paulo, realizará o Programa Estadual de IST e Aids, 13ª "Fique Sabendo", que começou nesta terça-feira (1) e vai até a segunda-feira (7).

No sábado (5), das 14h às 20h, acontece o dia D, o dia da intensificação da campanha com a realização de testes rápidos e resultados após 15 minutos, para a população em geral, no Shopping Pátio Pinda.

A campanha é uma ação anual da testagem junto às populações mais expostas às infecções sexualmente transmissíveis, destacando a importância do diagnóstico precoce, principalmente entre jovens.

A pandemia da Covid-19 causou um grande impacto nas testagens do HIV e da sífilis nos municípios paulistas, sendo que a média mensal de solicitação de testes rápidos de HIV caiu 50% em relação a 2019. Por isso a campanha vem para facilitar o acesso ao teste rápido, ampliando o número de pessoas que conheçam seu status sorológico.

Durante as ações também serão distribuídos folders informativos, preservativos, todas as orientações necessárias e acolhimento aos interessados.

As ações da campanha aconteceram em vários pontos da cidade e em várias Unidades de Saúde.

Para conferir a programação completa na cidade, clique aqui