Carreira na saúde: conheça as 8 áreas mais promissoras

Seja para melhorar qualidade de vida ou para curar doenças, existem diversas profissões para quem pretende ingressar na área da saúde


O índice de empregabilidade, junto aos salários obtidos em cada segmento, são fatores determinantes na decisão de estudantes por suas carreiras profissionais, e o leque de ocupações na área da saúde está entre as carreiras mais promissoras.

 

Indicadores como o aumento da expectativa de vida e até mesmo a pandemia têm ressaltado e valorizado o papel desses profissionais. Conheça algumas das profissões.

Medicina

A medicina trabalha em prol da cura e prevenção das mais variadas doenças. Diagnósticos, prescrição de remédios, solicitação e leitura de exames fazem parte da rotina. No entanto, a graduação é voltada apenas para clínica geral. Para exercer atividades em áreas específicas, é preciso fazer especialização e residência médica.

Biomedicina

A biomedicina também está entre as profissões mais procuradas. A rotina é voltada para o laboratório e inclui a investigação e classificação de microrganismos que causam as doenças, a elaboração de exames e o desenvolvimento de tratamentos.

Farmácia

O curso de farmácia visa capacitar profissionais para entender e elaborar composições de medicamentos, alimentos industrializados e cosméticos, além de fornecer orientações quanto ao consumo e à utilização de cada um. O profissional pode atuar em laboratórios de análises clínicas, farmácias, indústria de cosméticos e alimentícia.

Psicologia

A psicologia visa o tratamento e a prevenção de distúrbios e doenças de âmbito mental, auxiliando na identificação de causas e revisão de comportamentos prejudiciais. O profissional pode atuar tanto em clínicas, como em atividades de recrutamento, seleção e escolas.

Odontologia

O curso de odontologia vem adquirindo cada vez mais espaço, devido a inovações tecnológicas no âmbito estético, além de promover saúde bucal, através do tratamento das mais variadas doenças. Assim como na medicina, a odontologia possui diferentes especialidades.

Enfermagem

O curso de enfermagem capacita o profissional para atuar no intermédio dos demais profissionais da saúde e em contato constante com os pacientes. A função é prestar assistências como vacinação, primeiros socorros, acompanhamento de sinais vitais, coleta de exames, administração de remédios, entre outras.

Nutrição

A nutrição é responsável pela saúde e pelo bem-estar do ser humano, através da alimentação. O aumento da preocupação com doenças relacionadas ao que se consome amplia o mercado para nutricionistas, visto que está diretamente relacionado à expectativa de vida.

Fisioterapia

O curso de fisioterapia prepara o profissional para o tratamento e a prevenção de lesões acidentais, doenças genéticas e vícios de postura, através de exercícios, massagens e terapias. O profissional pode atuar tanto em clínicas, quanto em academias e estúdios de pilates.

A esfera da saúde é vasta e ainda possui diversas profissões de extrema importância para a qualidade de vida e o bem-estar da sociedade, tais como fonoaudiologia, educação física, terapias complementares, estética, entre outras.