Com a suspensão das atividades nas quatro unidades das Casas do Idoso a partir da próxima segunda-feira (23), por orientação da Secretaria de Saúde, os idosos que utilizam os serviços do Centro Dia poderão receber a alimentação em casa.
A medida visa preservar a assistência básica aos idosos semi-dependentes que passam o dia nas Casas do Idoso, durante este período em que permanecerão em casa.
Uma vez por dia, as equipes percorrerão os domicílios entregando o almoço, assim como mais três refeições. Na mesma ocasião, será entregue também o kit correspondente ao café da manhã do dia seguinte para que a família possa prover os cuidados com o idoso.
A alimentação em domicílio será mantida enquanto durar a suspensão do serviço nas unidades da Casa do Idoso.
Consultas
Durante o período de suspensão das atividades das Casas do Idoso, as consultas com médico geriatra e dentistas serão mantidas.
Para minimizar a circulação dos idosos dentro das unidades, os atendimentos serão realizados com horários espaçados e a orientação é para que o paciente chegue somente na hora marcada.
Cuidado por telefone
Para os idosos que integram o serviço de atendimento domiciliar, a orientação é para que o apoio e cuidado continue, porém por meio de telefone.
Neste caso, o intuito é protege-los dos riscos que o contato social oferece neste momento.
Habitualmente, os idosos atendidos pelo atendimento domiciliar contam com visitas semanais da equipe composta por um psicólogo e um terapeuta ocupacional, além do assistente social.
Suspensão
A suspensão das atividades, assim como dos serviços realizados nas unidades leste, sul, centro e norte, das Casas do Idoso, foi anunciada na última segunda-feira (16), como medida preventiva à saúde e bem-estar de pessoas com mais de 60 anos, consideradas como população de risco ao vírus Covid-19.
A decisão municipal vai ao encontro dos esforços nacionais para prevenção e controle da proliferação do vírus no país, embora São José dos Campos ainda não tenha nenhum caso confirmado.