Cerca de 30 mil estudantes das escolas municipais de Taubaté recebem visita odontológica

Projeto já atua nas escolas municipais há três anos


Nos três últimos anos de atuação, a Equipe de Prevenção Odontológica atuou nas unidades escolares de Taubaté atendendo 29.380 alunos, por meio do projeto "Educar, Prevenir para Sorrir".

Este ano, após o início do ano letivo em fevereiro, 5.423 alunos foram atendidos, sendo que 1.702 crianças participaram de palestras educativas, 1.357 realizaram exames, 1.358 passaram pelo processo de escovação supervisionada e 917 tiveram aplicação de flúor.

Em 2022, de fevereiro a dezembro, 18.729 receberam orientações e passaram por procedimentos dentários. Mais de 11 mil docentes passaram por palestras educativas e 3.397 por exames e escovação supervisionada.

No ano anterior, em 2021, ainda sob efeitos decorrentes da pandemia do novo coronavírus e o uso obrigatório de máscaras, 5.228 alunos participaram de palestras.

A Equipe de Prevenção Odontológica (EPO) é composta por cirurgiões - dentistas e auxiliares de saúde bucal. Eles atuam nas unidades de ensino, projetos sociais e Centro da Mulher e do Idoso. O objetivo é incentivar a prevenção odontológica e promover a saúde bucal nas escolas e creches municipais de Taubaté, beneficiando as crianças, familiares e a comunidade.

Nas escolas, o plano de ação da EPO inclui palestras educativas (material lúdico); vídeos, teatro e contação de histórias; escovação supervisionada; aplicação tópica de flúor; exames clínicos e levantamento epidemiológico, além de dois odontomóveis que atendem toda a demanda das unidades com as práticas de escovação e aplicação de flúor.