As equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Ubatuba já estão nas ruas novamente, dando continuidade à campanha de vacinação de idosos com 60 anos ou mais de casa em casa e de trabalhadores da saúde. O município recebeu na segunda-feira (6) mais 2.800 doses da vacina, chegando a um total de 10.300 doses até o momento.
Até sexta-feira (3), a campanha tinha atingido 78,54% de cobertura de idosos, com um total de 6.138 doses aplicadas, e 57,21% de trabalhadores da saúde, com 1.142 imunizações.
Para evitar agravos com animais, a Atenção Básica pede para que, se possível, a pessoa a ser vacinada prenda seus cães ou mantenha-os em um local separado.
As equipes passam de rua em rua, batendo palmas em cada casa e perguntando se há pessoas idosas a vacinar. É necessário ter em mãos o RG e, se possível, cartão SUS e carteira de vacinação.
Caso o idoso não faça acompanhamento no posto de saúde, é importante ligar para a unidade em seu bairro e informar nome e endereço ou preencher essas informações no formulário específico de atualização para a vacina, monitorado pela ouvidoria da secretaria de Saúde.
Os contatos das unidades de saúde e o formulário de atualização de cadastro de idoso estão disponíveis na página da Prefeitura de Ubatuba.
A secretaria de Saúde lembra que a campanha segue até o dia 22 de maio e a próxima etapa, incluindo portadores de doenças crônicas, professores e demais trabalhadores da Educação e profissionais das forças de segurança e salvamento iniciará no dia 16 de abril.
Confira o calendário completo da vacinação contra Gripe Influenza (Tipo A - H1N1 e H2N3 - e Tipo B) - 23 de março a 22 de maio de 2020:
1ª ETAPA - A PARTIR DE 23 DE MARÇO ? Pessoas com 60 anos ou mais ? Trabalhadores da saúde
2ª ETAPA - A PARTIR DE 16 DE ABRIL ? Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais ? Professores das escolas públicas e privadas ? Profissionais das forças de segurança e salvamento (e todos os grupos anteriores)
3ª ETAPA - A PARTIR DE 09 DE MAIO ATÉ 22 DE MAIO ? Crianças de 6 meses a menores de 6 anos ? Gestantes ? Puérperas ? Povos indígenas ? Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas ? População privada de liberdade ? Funcionários do sistema prisional ? Adultos de 55 a 59 anos de idade (e todos os grupos anteriores)