Com apoio da Novelis, projeto Alimentação & Cultura chega às escolas públicas de Pindamonhangaba

Iniciativa da Evoluir estimula o protagonismo de crianças e jovens na valorização da alimentação saudável e da herança cultural do Vale do Paraíba


Com um cenário de passagens importantes da história e do desenvolvimento do Brasil, o Vale do Paraíba guarda uma rica herança cultural de hábitos, costumes, sabores e saberes, fruto das influências indígenas, europeias e africanas. Pensando nisso, a Evoluir com apoio da Novelis decidiram implementar o projeto Alimentação & Cultura. 

Em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e Turismo, a metodologia da iniciativa privilegia a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e estimula as habilidades listadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O programa ainda inclui encontros de formação, oficinas e rodas de conversa, além da distribuição de 1800 livros da editora Evoluir, envolvendo 80 profissionais e beneficiando cerca de 2 mil alunos em 2021.

"Todo o conteúdo do projeto é dividido em cinco módulos de formação para os educadores, onde abordamos a alimentação no contexto da saúde e educação integral, as características do Vale do Paraíba enquanto território e sua cultura alimentar, além do manejo da terra para a produção dos alimentos, totalizando 100 horas de carga horária", conta a coordenadora da Evoluir, Priscila Col Del Nero.

Os educadores de Pindamonhangaba também participaram, na última quarta-feira (19), de uma oficina online sobre os livros da editora Evoluir utilizados como material de suporte no Alimentação & Saúde, direcionados conforme as turmas e faixas etárias: "Carta a quem Ainda Vai Nascer, de Babi Dias e Priscila Col Del Nero (1º e 2º anos), "Raízes de Luriel", de André Biazoti (3º e 4º anos) e "Lá Onde Eu Moro", de Babi Dias e Victor Peres e Perez (5º anos).

"Vamos destacar os temas principais que as obras abordam, identificar as habilidades da BNCC correspondentes e pensar de forma coletiva em opções de projetos, que serão implementados com os alunos no segundo semestre, com acompanhamento pedagógico da Evoluir", aponta a coordenadora. "Todas devem seguir a metodologia ABP, fomentando o protagonismo dos participantes, sua aprendizagem socioemocional e a assimilação de valores importantes sobre o meio ambiente e a sustentabilidade", conclui.