Como o ar-condicionado pode ser seu aliado contra as doenças comuns durante o inverno

Gripe, resfriado, rinite, sinusite e pneumonia são doenças corriqueiras no inverno, mas que podem ser evitadas com a ajuda do ar-condicionado


Engana-se quem pensa que o ar-condicionado é essencialmente destinado para refrigeração nos dias quentes. Durante o inverno, esse tipo de aparelho é um verdadeiro aliado, principalmente para a prevenção de doenças comuns da época mais fria do ano.

Além do processo de resfriamento, esse eletrônico também pode ser encontrado com a função de aquecimento. Embora o brasileiro não precise se preocupar tanto com o aquecimento do ambiente, dias e noites gélidas podem ser evitados de modo prático e agradável. Para isso, basta acionar a função “aquecer” do seu aparelho, caso ele possua essa funcionalidade.

No entanto, muito mais do que se livrar dos cobertores no inverno, o ar-condicionado é fundamental para a circulação do ar e, consequentemente, para a saúde. Afinal, o aparelho possui um filtro que ajuda a eliminar poeira, mofo e bactérias, que podem gerar uma série de doenças respiratórias e alergias. Veja as principais!

Gripe

Muito comum durante o inverno, a gripe é resultado de infecções das vias respiratórias, como nariz e garganta, por exemplo, por conta da circulação do vírus Influenza. Os principais sintomas são secreção nasal, dores no corpo e febre. E essa doença pode durar de cinco a sete dias.

Resfriado

O resfriado é, basicamente, o mesmo tipo de infecção da gripe, porém, mais leve. É causado por vírus variados como adenovírus e rinovírus, por exemplo. Os sintomas são: espirros, irritação nos olhos e dor de garganta. Pode durar de três a cinco dias.

Rinite

Durante o inverno, é comum acontecerem crises de rinite alérgica, que são causadas, principalmente, pela má circulação do ar. A rinite provoca alguns sintomas como irritação no nariz, coriza e espirros, que podem durar algumas horas ou mesmo alguns dias. Para tratar, é necessário a utilização de descongestionante nasal.

Sinusite

Causada por uma série de situações como bactérias, vírus de gripes e de resfriados, além de alergias, a sinusite é uma inflamação na mucosa dos seios da face que causa dores de cabeça e congestionamento nasal. Para o tratamento, o ideal é procurar um médico, que pode prescrever o uso de um anti-inflamatório adequado ao paciente.

Pneumonia

A pneumonia é um agravamento das infecções respiratórias. Ou seja, é o momento

em que a inflamação atingiu os pulmões. É causada por vírus, bactérias e até mesmo por fungos. Os sintomas mais comuns são catarro amarelado, febre acima de 38º e crises de falta de ar.

Por fim, para aproveitar bem os benefícios do ar-condicionado e se livrar dessas complicações na saúde, é fundamental manter o equipamento em perfeitas condições de uso. Verifique, portanto, as condições do filtro e das demais peças do aparelho.