Confira 4 tendências do mundo fitness para um 2019 mais ativo

HIIT, treinos em grupo e exercícios a partir do próprio peso ganham destaque neste ano


A cada novo início de ano, o índice de procura por academias e treinamentos para definição corporal aumenta. Essa tendência faz parte das famosas "resoluções de ano novo" para a maior parte da população brasileira e se estende no decorrer dos meses. Contudo, quem pensa que este propósito seja apenas para quem deseja emagrecer, se engana, afinal muitas pessoas buscam iniciar uma vida mais saudável, incluindo exercícios físicos na sua rotina.

Diante dessa realidade e crescente procura por uma vida mais ativa, novas tendências para o mundo fitness estão surgindo. Para as tais, personal trainers, donos e instrutores de academias, estudantes de educação física ead e da modalidade presencial devem atentar-se para ampliar seus horizontes e atender às novas demandas deste mercado, entre as quais se destacam:

Treinamento em grupo. Aulas e treinos intencionalmente planejados para grupos é uma demanda crescente em 2019. A motivação de exercitar-se em equipe, de forma que todos se sintam apoiados, faz com que a prática se torne mais divertida, intensa e prazerosa. Por isso, academias que ainda não oferecem aulas de zumba, pilates, step, jump, alongamento e outras modalidades em grupo deve se preparar para atender a essa necessidade.

Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT). Esta prática de exercícios físicos envolve uma relação de maior intensidade no treino para um curto período de descanso. Praticada em grande parte das academias ao redor de todo o mundo, esta modalidade precisa ser acompanhada por um profissional, uma vez que a intensidade dos exercícios pode provocar lesões. Vale lembrar que o HIIT está no topo das tendências desde 2014, e está longe de perder o seu posto.

Programas de treinamentos para melhor idade. Uma nova tendência que alcança novos adeptos é o treino para a melhor idade. Isso mesmo! Quem acha que em um ambiente da academia só é possível encontrar jovens fortes e cheios de energia, verá muitas surpresas: senhoras e senhores também estão aderindo a uma vida menos sedentária e mais ativa. Para este público, instrutores e professores também devem estar totalmente preparados para atender às necessidades de fortalecimento muscular e redução de peso.

Treinamento com peso corporal. Por último, está a tendência que se fortaleceu nos últimos anos e continua em evidência: os treinos a partir do peso do próprio corpo. Com o uso de equipamentos mínimos, mas capazes de estimular tanto o fortalecimento muscular como a definição corporal, essa modalidade cresce por oferecer resultados visíveis com pouco tempo de execução frequente. Para a mesma, é necessário contar com profissionais gabaritados em tal prática, de forma que todos os esforços sejam, realmente, benéficos ao corpo.