Confira quais chás aliviam as cólicas dos bebês

Mesmo não sendo recomendada para recém-nascidos, bebida pode ser servida às mães que amamentam e aos bebês acima de seis meses


Bebês costumam ter cólicas, e uma das dicas mais consagradas para aliviá-las, vindas especialmente das avós e bisavós, são os chás. A prática, considerada popular, não é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para recém-nascidos que amamentam, mas pode ser aplicada nas crianças que já tomam mamadeira acima de seis meses, pois os episódios de cólica são recorrentes no início da vida.

No caso dos bebês que mamam, os chás são indicados apenas para as mães, e o alívio promovido chega por meio do leite materno. De qualquer forma, o consumo precisa ser recomendado por um pediatra, e a bebida pode ser servida em uma mamadeira

Choro, dores, gritos e contrações são sinais do momento da crise, que pode ser causada por engolir ar durante a amamentação ou intolerância a algum alimento ingerido pela mãe. Os pais podem ficar preocupados e assustados com essa situação, mas é importante lembrar que o desconforto é momentâneo e faz parte da formação da flora intestinal, ou seja, são sintomas naturais do organismo.

Sendo assim, listamos alguns chás que podem ser bons aliados para aliviar as cólicas nos bebês, sem prejudicar a saúde deles:

Chá de camomila

Além de ser antiespasmódico e levemente sedativo, isto é, previne ou interrompe a contração dolorosa involuntária dos músculos do intestino, abdome e sistema reprodutor, o chá tem propriedades calmantes que ajudam a reduzir a frequência das cólicas e melhorar a digestão.

Ingredientes: duas colheres (de chá) de flores secas de camomila para 200 ml de água quente. 

Preparo: em uma panela, ferver a água e, depois de apagar o fogo, adicionar as flores de camomila, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Após deixar amornar, coar e dar uma colher de chá de duas a quatro vezes ao dia para o bebê.

Chá de erva-doce

O chá de erva-doce é um dos mais populares, conta com sabor e aroma naturalmente adocicados, o que os torna muito bem aceitos pelo paladar, e possui propriedades benéficas à saúde. A bebida auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas. 

Suas principais propriedades são o potássio, a vitamina A e a vitamina C, poderosos nutrientes para o corpo. Aliás, a erva-doce contém ácido málico, uma substância derivada de alimentos de origem vegetal que ajuda na produção de energia intracelular e na melhora das funções digestivas do estômago.

Ingredientes: uma colher (de chá) para 200 ml de água quente.

Preparo: esmagar as sementes de erva-doce e, na sequência, ferver a água e apagar o fogo. Passe a água para uma xícara e acrescente as sementes de erva-doce. Ao fim, tampe a xícara e deixe repousar por 10 minutos.

Chá de funcho

O funcho - do nome científico Foeniculum vulgare - pode ser comprado em supermercados, lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. Esse chá também previne contrações e possui propriedades digestivas e relaxantes, que melhoram a digestão e reduzem as cólicas e os gases.

Ingredientes: uma colher (de chá) de sementes de funcho e 150 ml de água.

Preparo: em uma panela, ferver água e colocar, com fogo apagado, as sementes de funcho, tampar o pote e deixar descansar por 15 minutos. Depois de morno, coar e dar uma colher de chá até quatro vezes ao dia para o bebê, segundo orientação médica.