Confira receitas de sorvete caseiro de morango e chocolate para se refrescar no verão

Com poucos ingredientes, sobremesa gelada pode ser feita em casa de maneira prática e rápida


Nada melhor do que um sorvete para se refrescar no verão. Para evitar aglomerações e cuidar da saúde, a onda agora é fazer o sorvete em casa para dar conta do calor. Muita gente mergulhou em novas atividades durante a pandemia, e aprender novas receitas foi uma delas. Enquanto uns se debruçaram no pão caseiro, outros podem investir seu tempo de isolamento para fazer a sobremesa mais querida do verão.

Fazer um sorvete caseiro, como aqueles de sorveteria com bastante cremosidade, é possível usando um liquidificador ou uma batedeira. Com utensílios simples, pode-se chegar a um resultado mais do que satisfatório. Além de desenvolver uma habilidade nova, também ajuda no bolso, economizando ao fazê-lo em casa e tendo certeza de que é um produto mais saudável do que os industrializados.

O sorbet de morango é a pedida certa para refrescar-se e é bem simples de fazer. Basta bater uma porção de morangos congelados com mel. Já para um sorvete de morango cremoso, pode-se usar 2 bandejas de morangos, 1 xícara de açúcar demerara, 1 colher de suco de limão e 2 xícaras de creme de leite fresco. Os morangos devem ser amassados e levados ao fogo com o açúcar e o suco de limão. Depois de esfriar, acrescente o creme de leite e congele por duas horas. Bata essa mistura congelada na batedeira por dez minutos e congele novamente. Faça o mesmo procedimento mais uma vez e está pronto.

Outro queridinho das crianças e adultos é o sorvete de chocolate. Uma receita simples é usar 1 e ½ xícara de creme de leite, 1 xícara de leite, 2/3 de açúcar demerara ou mel e 1 xícara de chocolate em pó. Basta, então, bater todos os ingredientes no liquidificador e levar ao freezer. Para um sorvete de chocolate vegano e livre de lactose, use 2 xícaras de leite de coco, ¾ de xícara de chocolate 70% picado, ? de xícara de açúcar demerara, 3 colheres de sopa de óleo de coco derretido e 1 colher de chá de extrato de baunilha. Aqueça em uma panela todos os ingredientes fora o chocolate, até levantar fervura, e desligue o fogo. Acrescente o chocolate picado e mexa, até que eles derretam. Bata a mistura no liquidificador e depois deixe esfriar. Leve para o freezer até endurecer e misture a cada hora.

Com poucos ingredientes e de fácil preparo, o sorvete feito em casa deve invadir os lares brasileiros neste verão. Em tempos de pandemia, o sorvete caseiro ajuda a economizar e evitar aglomerações. Também colabora com a saúde, já que os sorvetes industrializados levam uma série de aditivos, como corantes, espessantes e gordura hidrogenada, que não fazem bem. Com poucos ingredientes, é possível deliciar-se com um sorvete feito em casa e ter orgulho de produzi-lo.