Coronavírus: atualização dos casos na região da sexta-feira (10)

Pindamonhangaba registrou o primeiro caso de transmissão comunitária na cidade, esse é o quarto registro de coronavírus na cidade


Nesta sexta-feira (10) Pindamonhangaba, Taubaté e Ilhabela registraram novos casos de coronavírus. Em Taubaté o número subiu para 11, em Ilhabela para três e Pinda tem agora quatro pacientes com a doença. Com as atualizações a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte tem 130 casos confirmados de coronavírus.

De acordo com a prefeitura de Pindamonhangaba, o quarto caso confirmado na cidade é o primeiro por transmissão comunitária, quando o paciente não tem histórico de deslocamento para outros municípios. O paciente é um homem de 41 anos, ele está em isolamento domiciliar e não tem histórico de deslocamento para fora do município. O diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana, afirma que a confirmação reforça a importância do isolamento social. "Isto nos mostra que o vírus está presente na cidade e em franca transmissão. Por isso devemos manter o isolamento social, isto implica na suspensão de qualquer atividade que não seja essencial à manutenção da vida, de tal sorte que desestimule a circulação da população e, por conseguinte a aglomeração", frisa o diretor.

São José dos Campos não teve novos registros nesta sexta-feira, porém, com 78 casos confirmados, segue sendo a cidade com maior número de pacientes com a doença. Taubaté tem 11 registros, seguido por Caraguatatuba com oito e São Sebastião com seis casos. Jacareí e Igaratá têm cinco casos cada uma, Pinda tem quatro registros, Caçapava três e Tremembé, juntamente com Santa Branca, tem dois casos confirmados. Cachoeira Paulista, Cruzeiro e Guaratinguetá tem, cada uma, um caso registrado de coronavírus.

O número de óbitos na região segue sendo nove. Foram registradas duas mortes em José dos Campos, também em Caraguatatuba e São Sebastião. Já Taubaté, Jacareí, São Sebastião e Santa Branca tem um óbito por coronavírus em cada município.

Nem todos os casos confirmados e óbitos constam nos números divulgados pelos governos estadual e federal, que têm dados diferentes.

Os dados atualizados pelo Ministério da Saúde apontam que o Brasil tem 19.638 casos confirmados de coronavírus e 1.056 mortes pela doença.

Boletim epidemiológico da sexta-feira (10)