A Prefeitura de São Sebastião informou, nesta quinta-feira (7), que todos os leitos para casos não relacionados a covid-19 estão ocupados.
Como anunciado pelos órgãos de saúde e pelo governo municipal, a covid-19 é um tipo de doença que causa o colapso do sistema de saúde, pois sobrecarrega atendimentos clínicos, exige cuidados de terapia intensiva por um tempo extenso e ainda é necessário garantir o isolamento total de outros pacientes para evitar a transmissão do vírus.
Com isso, boa parte dos recursos e estrutura dos hospitais são divididos entre os pacientes de coronavírus e os casos regulares, comprometendo o número de vagas nas unidades de saúde.
Outro fator que pode ter influenciado esse aumento no atendimento do Hospital de Clínicas e no Pronto-Socorro é o relaxamento no isolamento social. A quantidade de pessoas nas ruas aumentou e, como decorrência, a exposição a outras enfermidades também subiu.
A Prefeitura de São Sebastião reforçou a importância de ficar em casa e de manter o isolamento social, evitando ao máximo se expor tanto à infecção pela covid-19 quanto a outras doenças.
São José dos Campos notificou, nesta quinta-feira (7), o 15º óbito confirmado por covid-19. Um homem de 78 anos, com comorbidades, faleceu no domingo (5) no Hospital Municipal, um dia após a sua internação. Seu nome já aparecia na lista de mortes suspeitas pela doença. Hoje o número de casos positivos são de 331, sendo que 14 pacientes seguem internados, 145 encontram-se em recuperação em casa e 157 estão plenamente recuperados.