Coronavírus: região do Vale do Paraíba ultrapassa 3 mil casos confirmados da doença

127 pessoas ja morreram até o momento


Nesta segunda-feira (8), a região do Vale do Paraíba contabilizou um total de 3.134 casos de covid-19 até o momento. Entre eles, 127 pessoas já faleceram. Os dados são referentes aos números oficiais divulgados pelas secretarias de saúde dos 40 municípios da região. 

Até agora, a cidade com a maior estatística da doença é São José dos Campos. Ainda hoje, o municipio confirmou mais cinco óbitos por covid-19, todos ocorridos no Hospital Municipal (HM), subindo para 51 o número total de mortes. As vítimas são duas mulheres, de 65 e 64 anos, e três homens, de 86, 81 e 51 anos. Com exceção do homem de 51, os demais apresentavam alguma comorbidade. Todos estavam internados há alguns dias no HM e já haviam testado positivo para o novo coronavírus. O registro de casos positivos em São José dos Campos é de 1204, com 51 óbitos confirmados, 758 pacientes recuperados, 41 internados e 354 recuperando-se em casa. Além deles, ainda há 886 pessoas aguardando confirmação laboratorial, das quais 57 estão internadas e 829 se recuperam em casa, além de 12 mortes sob investigação, totalizando 898 casos suspeitos.

Já em São Sebastião, a prefeitura informou que o município registrou 392 casos confirmados do novo coronavírus. A cidade é a segunda com o maior número de casos da região. Até esta segunda, foram registrados três óbitos de moradores relacionados à doença, além de três óbitos de não residentes. Há também dois óbitos em investigação e quatro pessoas internadas com sintomas de síndrome respiratória. O município conta ainda com 122 pessoas em quarentena domiciliar e 263 recuperados da doença.

A terceira cidade com a maior confirmação de casos no Vale é Jacareí. São 290 casos confirmados de covid-19 no município. Entre eles, 160 homens e 130 mulheres. Estão internados 25 (oito em hospital público - sendo três em UTI -, e 17 em hospital privado - sendo cinco em UTI). Até aqui, além dos 16 que faleceram, há 157 que se recuperaram da doença. Os outros 92 estão em isolamento domiciliar.

Em Taubaté, a prefeitura divulgou um alerta notificando que a taxa de ocupação dos leitos dos hospitais chegou a 75%. Isso significa que 15 leitos de UTI de um total de 20 disponíveis no Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) e no Hospital de Campanha montado na UPA Central encontram-se ocupados com pacientes em situação considerada mais crítica. O município soma 221 casos confirmados de coronavírus, com 16 pacientes que foram confirmados hoje e outros sete que foram confirmados no final de semana. Com isto, o termômetro virtual da quarentena ganha coloração vermelha, o que indica risco alto e pode comprometer uma próxima etapa de flexibilização de atividades.

No municipio de Pindamonhangaba foi confirmado mais um óbito positivo para coronavírus. O paciente é um homem de 40 anos, morador do Residencial Cícero Prado, em Moreira César. Ele estava internado na UTI da Rede Pública. Com este novo óbito, agora Pinda apresenta seis mortes confirmadas e conta, hoje, com 54 pacientes testados positivos, entre eles, 33 recuperados, 15 ainda estão se recuperando e seis faleceram. Com o Plano São Paulo de flexibilização da quarentena, os números de casos tendem a aumentar. Por isso, a Prefeitura de Pindamonhangaba reforçou as recomendações: que quem puder, fique em casa, e quem precisar sair, que use máscara e higienize constantemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel, e evite aglomerações.

Os dados referentes ao Brasil foram publicados mais cedo hoje. O site do Ministério da Saúde sobre a covid-19 informou que nesta segunda-feira 15.654 novos casos foram confirmados, além de 679 pessoas que faleceram hoje pela doença.