Covid-19: São Paulo deve vacinar toda a população até 31 de outubro

O anúncio foi feito nesta quarta (2), pelo Governador João Doria durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes


Nesta quarta-feira (2), durante coletiva feita no Palácio dos Bandeirantes, o Governador João Doria anunciou que a população, a partir de 18 anos, deve ser vacinada contra a covid-19, até 31 de outubro.

"São Paulo vai concluir toda a vacinação da sua população vacinável até o dia 31 de outubro. Originalmente, a nossa previsão era até 31 de dezembro. Agora nós estamos afirmando que até 31 de outubro todos os brasileiros que residem em São Paulo serão vacinados", afirmou Doria.

A expectativa é concluir a vacinação nos profissionais de educação e, assim, seguir avançando com a imunização por faixa etária.

Projeção de calendário da vacinação em SPProjeção de calendário da vacinação em SP (Foto : Reprodução Governo de SP)

O governador também afirmou a vacinação, com uma promessa feita em um postagem nas redes sociais. Nesta quarta-feira (2), o Twitter oficial do Governo de São Paulo, também fez uma publicação, com o calendário "oficial" da vacinação no estado.

Veja:

 

Já o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, durante o seminário Webinário Direitos Já!, discordou da previsão do governador e declarou que "é muito otimista chegar à vacinação de toda a população adulta até o fim deste ano".

Dimas também destacou que "o ritmo de vacinação nunca foi suficiente, em nenhum momento, para justificar uma aceleração muito grande da vacinação, mesmo tendo disponibilidade de vacinas".

Durante coletiva, Dória também passou as datas de vacinação de pessoas sem comorbidade com menos de 54 anos.

Para adultos com comorbidades e deficiência permanente, a vacinação foi ampliada para 18 a 29 anos de idade, aos que recebem benefício de prestação continuada (BPC). Assim, todos os adultos que pertencem a estes dois grupos, tem imunização garantida no cronograma da campanha do Governo do Estado de São Paulo

"Iniciaremos a partir de segunda-feira (7) a vacinação da última faixa etária das pessoas com comorbidades e portadores de deficiência. Temos um total de 550 mil pessoas e finalizaremos essa imunização até o final do mês de junho. É uma extraordinária notícia para essas pessoas com comorbidades e deficiência", disse Doria.

Também foi anunciado, que a partir de quarta-feira (9), será antecipada a vacinação em profissionais da Educação Básica de todo o estado de São Paulo. A imunização será para a faixa etária de 45 a 46 anos.

"São Paulo foi o primeiro Estado a vacinar professores e profissionais da educação em todo país. A vacinação foi antecipada para próxima quarta-feira (9). Um total de 80 mil profissionais de educação com 45 e 46 anos estarão imunizados", disse João Doria.

Para receber a imunização, os profissionais devem realizar o cadastro no portal VacinaJá Educação. Podem se cadastrar os servidores que atuam nas escolas ou em órgãos administrativos, como Secretarias da Educação e Diretorias de Ensino.

No caso da rede estadual, apenas a categoria de terceirizados deverão fazer o cadastro e para os demais profissionais, o QRCode será gerado e enviado ao e-mail informado, automaticamente, quando chegar a data da vacinação, sem necessidade de cadastro prévio. Para as demais redes - municipal, federal e particular -, o cadastro é obrigatório.

O resumo com todas as medidas anunciadas hoje pelo Governo de São Paulo, está disponível aqui.