Cruz Vermelha faz campanha de combate à dengue no dia nacional da doença

Em parceria com a iniciativa privada, projeto já impactou mais de 118 mil famílias em comunidades vulneráveis no país


Para contribuir com um Brasil livre da dengue, a campanha Juntos Contra o Mosquito - que une esforços da iniciativa privada com a Cruz Vermelha Brasileira - inicia sua sexta temporada de ações educativas para conscientizar a população sobre a importância de combater os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças, como dengue, zika e chikungunya. 

Essa é a época em que as temperaturas e os índices pluviométricos estão mais altos, o que contribui para um ambiente mais suscetível à proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Por esse motivo, o programa acontece nas comunidades mais afetadas pela dengue em regiões de Fortaleza, Maceió, São José dos Campos e Curitiba, e ocorre de novembro deste ano a março de 2023, beneficiando cerca de 4 mil famílias.

As comunidades são definidas a partir do cruzamento de dados governamentais sobre a quantidade de casos e informações de calor e chuva; sempre conectados à atuação da Cruz Vermelha Brasileira no país.

Juntos Contra o Mosquito

O programa atua conscientizando e educando comunidades em alta vulnerabilidade social sobre a importância dos cuidados diários para combater os mosquitos transmissores de doenças, gerando um impacto positivo e auxiliando essas famílias a se manterem protegidas.

A ação, que dura aproximadamente três meses em cada região, possui um protocolo com oito passos de atuação, entre eles a doação de produtos, como inseticidas e repelentes, visita às casas com orientações dos cuidados diários necessários, mutirões de limpeza e atividades educacionais em escolas, com teatro de fantoches, jogos e conversas.

Um questionário é aplicado no início e ao final do programa para avaliação e mensuração dos resultados e compreensão do aprendizado e da mudança de comportamento da comunidade para o combate às doenças arboviroses.

Dados importantes do Juntos contra o Mosquito:

2017 a 2020: 

14 mil famílias diretamente beneficiadas com o programa completo.

100 mil famílias que receberam doações.

Em 2021:

11.229 pessoas da comunidade escolar (alunos e professores) diretamente beneficiados com o programa Esse Mosquito Vai Dançar.

17.424 famílias receberam doação de produtos e material educacional sobre a dengue

22 milhões de pessoas foram impactadas com conscientização sobre combate à dengue dentro de comunidades brasileiras.

Em 2022: Projeção

3,2 mil crianças diretamente beneficiadas com o projeto Expedição Planeta em 10 escolas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

4 mil famílias vão receber o protocolo completo: Fortaleza, Maceió, São José dos Campos e Curitiba.

10 mil crianças de escolas públicas, por meio do esquete teatral "Esse Mosquito Vai Dançar", serão conscientizadas dentro das escolas no 1º semestre.

28 mil crianças de Maceió, Itajubá e Brazópolis vão receber, na grade curricular, materiais sobre conscientização e combate à dengue.

330 mil pessoas de 22 comunidades em alta vulnerabilidade irão receber conteúdos cultural e educacional.