Descubra 8 benefícios do ciclismo para saúde e bolso

Atividade serve também como meio de transporte, podendo substituir o carro


2023 começou, e, com ele, novas listas de resoluções sendo feitas em todo o mundo, nas quais é muito comum incluir "começar uma atividade física" entre as metas. Porém, muitas pessoas acabam desistindo por achar que a academia, um ambiente nem sempre convidativo para quem gosta de se exercitar ao ar livre, é a única opção. Se esse for o seu caso, o ciclismo é uma ótima pedida.

Além de poder ser praticado em qualquer lugar, andar de bicicleta tem excelentes vantagens não apenas para sua saúde física, mas também mental e financeira. Confira abaixo alguns benefícios do ciclismo:

1. Emagrecimento

Perder peso é uma tarefa exaustiva para muitas pessoas, o que acaba levando à busca por formas não saudáveis de emagrecer. Uma das vantagens do ciclismo é que se trata de uma atividade de alto gasto calórico, na qual é possível perder peso mais rapidamente, com a ajuda de uma alimentação balanceada. E o melhor de tudo é que é possível fazer isso se divertindo!

2. Fortalecimento dos músculos

Mesmo sendo um exercício aeróbico, o ciclismo também contribui para a melhora da musculatura. Isso porque andar de bicicleta tonifica os glúteos, coxas e pernas. Dessa maneira, você previne lesões em outras atividades físicas, como a corrida.

3. Melhora da respiração

Ao andar de bike, seu corpo eleva a frequência cardíaca, fazendo necessário um ajuste na respiração para se adaptar ao aumento dos batimentos do coração. Por isso, você acaba aprendendo a controlar sua inspiração e expiração, o que diminui a fadiga e aumenta o desempenho físico. Isso se reflete no dia a dia, já que deixamos de sofrer aquela perda de fôlego ao subir escadas, por exemplo.

4. Ajuda a saúde cardiovascular

Além do aparelho respiratório, o sistema cardíaco é beneficiado pelo ciclismo, através do estímulo aos vasos sanguíneos, que passam a contrair e relaxar mais rapidamente e, consequentemente, ajudam a controlar a pressão arterial.

E não para por aí. Com a redução da glicemia, perda de gordura e diminuição do colesterol, o risco de desenvolver ou piorar condições como diabetes, infarto e AVC (acidente vascular cerebral) também diminui.

5. Auxilia a saúde mental

Como qualquer atividade física, o ciclismo promove a liberação de endorfina, sensação de bem-estar. Por ser um exercício que pode ser praticado em grupo, andar de bike também ajuda a nos relacionarmos com outras pessoas, o que certamente combate o estresse do dia a dia.

6. Melhora o equilíbrio

Uma atividade que envolve se manter em pé sobre duas rodas demanda equilíbrio. Por isso, o ciclismo ajuda a desenvolver essa habilidade e a postura corporal de forma geral, já que isso se reflete mesmo quando já não se está em cima da bicicleta.

7. Protege as articulações

Ao contrário da maioria dos esportes coletivos, a bicicleta não prejudica as articulações do joelho. Isso porque nessa modalidade o praticante não entra em contato diretamente no chão com os pés e as pernas. A bike é que recebe os primeiros impactos, protegendo as juntas do nosso corpo.

8. Economia de dinheiro

Por fim, o ciclismo é uma pedida para quem planeja cortar gastos em 2023. Ao trocar o carro pela bike para ir ao trabalho, faculdade e outros estabelecimentos, você economiza dinheiro de gasolina e estacionamento. Além disso, eventuais custos com remédios e tratamentos para problemas de saúde serão poupados.

Mas lembre-se: só é possível usufruir de todos esses benefícios com acompanhamento médico e aliando com uma alimentação saudável. Em casos competitivos ou com pedaladas de alta duração, a Beta Alanina é indicada para aumentar a performance e outros suplementos podem ser avaliados também com a ajuda de um profissional.