Dia da Luta Antimanicomial é celebrado com exposição de arte e sarau em Caçapava

Durante todo o mês de maio haverá palestras nas unidades de saúde da Atenção Básica


O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da Secretaria de Saúde de Caçapava, realiza, entre os dias 16 a 19 de maio, na Estação de Informações Turísticas, uma exposição de arte e artesanato com os produtos confeccionados pelos atendidos e trabalhadores dos CAPS do município. O evento foi organizado em menção ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio, das 9h às 15h.

No dia 18, além da exposição, haverá um sarau com a participação de pacientes, familiares, equipe de profissionais e convidados, das 9h às 12h. O sarau é aberto à população e contará com leitura de textos, roda de conversa, poesias e músicas.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial pontua e caracteriza a luta dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico, que têm como princípio a liberdade, garantindo o recebimento de tratamento e cuidados, vivendo em sociedade, ao invés da ideia, baseada em preconceitos, de que a pessoa deve ser isolada para que seja tratada.

Além da exposição e do evento do dia 18, durante todo o mês haverá palestras nas unidades de saúde da Atenção Básica.

Luta Antimanicomial

Esta data teve início com o Movimento da Reforma Psiquiátrica e em 1987. Teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru/SP e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília.

Uma das conquistas desse movimento foi a Lei 10.216/2001, que determina o fechamento progressivo dos hospitais psiquiátricos e a instalação de serviços substitutivos que se baseiam pelo acompanhamento no próprio território: os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Atenção Básica.

O que são os CAPS e como funcionam

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituídos por equipe multiprofissional que realiza, prioritariamente, atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental grave, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas nos processos de reabilitação psicossocial.

A rede de saúde mental do município de Caçapava é composta pela Atenção Básica (PSFs e UBSs) e pelos CAPS II, CAPS Álcool e outras drogas e CAPS Infanto Juvenil. São serviços do tipo portas abertas que atuam em conjunto com usuário, família e comunidade e funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 16h.

No primeiro atendimento, é realizado um acolhimento com um técnico do CAPS, que consiste em uma escuta qualificada, na qual, juntamente com a pessoa e/ou familiar, serão analisadas as demandas de tratamento e será apresentado um projeto terapêutico singular para acompanhamento, que pode acontecer no próprio serviço ou ser encaminhado para outro que atenda melhor às necessidades.

Onde procurar ajuda

CAPS II: Atende prioritariamente pessoas acima dos 18 anos em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes em situações que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Está localizado na Rua Major João Prudente, 315 - Vila São João. Telefone 3653-2616.

CAPS AD: Atende pessoas acima dos 18 anos que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas. Está localizado na Rua Dr. José de Oliveira Moura, 638 - Vila Resende. Telefone 3655-3219.

CAPS Infanto Juvenil: Atende crianças e adolescentes que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Está localizado na Rua Professor Glicério Rodrigues, 151 - Jardim América. Telefone: 3655-8072.

Para casos leves ou estáveis, as unidades de Atenção Básica (PSFs e UBSs) podem ser acessadas, são espaços que compõem a rede de saúde mental. Em caso de crise aguda, o SAMU (192) também pode ser acionado e a pessoa deve ser encaminhada ao Pronto Socorro.