Distribuição de 500 mil testes rápidos começa hoje para todo o país, diz Ministério da Saúde

Outros 4,5 milhões de testes rápidos chegarão ao Brasil nas próximas semanas


Começa nesta quarta-feira (1º/4) em todo o território nacional a distribuição de 500 mil testes rápidos para diagnóstico de coronavírus (Covid-19). De acordo com informação do Ministério da Saúde, os testes irão atender os profissionais que atuam nos serviços de saúde de todo o país, além de agentes de segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis com sintomas de síndrome gripal.

Este é o primeiro lote de um total de 5 milhões de testes rápidos adquiridos pela Vale e doados ao Ministério da Saúde. A Força Aérea Brasileira (FAB) vai oferecer apoio logístico durante a distribuição dos testes para a região Nordeste . O mesmo avião utilizado para envio dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os estados da região levará também 120,2 mil testes para o Nordeste.

Segundo o ministério, a carga já saiu da Coordenação de Armazenagem e Distribuição Logística de Insumos Estratégicos para a Saúde (COADI) do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

Paralelamente, o Sudeste, Sul e Centro-Oeste receberão os materiais por voos comerciais, cargueiros ou ainda por rodovias. Dos 500 mil testes rápidos, serão enviados 204,3 mil testes para o Sudeste, 71,8 mil para o Sul, 35,5 mil para o Centro-Oeste e 36,9 mil para a região Norte. A expectativa é de que todos os estados estejam abastecidos com essa primeira remessa dos testes rápidos até o fim da semana.

"Os testes rápidos devem ser feitos somente após o sétimo dia do início dos sintomas. Ele serve apenas para marcar se a pessoa tem ou não o anticorpo que combate o vírus. Vai mostrar se você já teve no passado, e nesse caso está imune, ou se tem o vírus no período latente da doença", explicou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. "Muita gente vai ganhar imunidade grátis, não vão ter nem sintomas", completou.