Em Caçapava, Atenção Básica de Saúde retoma encontros de tratamento contra tabagismo

Para ter acesso ao tratamento basta ser fumante, residir no município e procurar uma dessas unidades de saúde


A Secretaria de Saúde de Caçapava, por meio das equipes da Atenção Básica, está retomando o Programa de Atendimento contra o Tabagismo para as pessoas que desejam parar de fumar. O programa não estava acontecendo presencialmente durante o período de pandemia.

O Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT) é oferecido gratuitamente pelo SUS e, em Caçapava, está presente em onze unidades de saúde, com capacidade para atender até 330 pessoas por quadrimestre.

O tratamento funciona por meio de sessões estruturadas em grupo, seguidas de consultas médicas ou de dentistas, para a prescrição dos medicamentos e adesivos de nicotina, distribuídos gratuitamente pela rede SUS. O público prioritário são as pessoas com complicações pulmonares, em tratamento de câncer, diabéticos, hipertensos, adolescentes, idosos e gestantes, no entanto, o tratamento está disponível para todos.

O objetivo é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil. Atua seguindo um modelo para prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens e para proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco, reduzindo o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco.

As unidades que oferecem o tratamento são: ESF Caçapava Velha, ESF Nova Caçapava, ESF Maria Elmira, UBS Residencial Esperança, ESF Vila Antônio Augusto, ESF Jardim Caçapava, ESF Vila Paraíso, ESF Jardim São José, ESF Santa Luzia, ESF Vila Menino Jesus, ESF Tataúba.

 

Fonte: Prefeitura de Caçapava

anuncio