Idosos com 90 anos ou mais compareceram neste sábado (4) aos postos de vacinação de São José dos Campos animados por serem os primeiros da cidade a receber a dose de reforço contra a covid-19. Vale ressaltar que só podem tomar a vacina de reforço os idosos que receberam a segunda dose há mais de seis meses.
"Se tiver que tomar a quarta dose me avisem", afirmou Luiz Batista Siqueira, 90 anos, após ser vacinado no drive-thru do Cefe. A italiana Eugênia Tronchin, de 98 anos, chegou ao Cefe com a família para receber a dose de reforço. Ela perdeu um filho por covid há 4 meses e sabe da importância da vacina. "Nem doeu a aplicação", disse.
O posto do Cefe, escolhido prioritariamente para os idosos, também vacinou outros público no sábado. Casas do Idoso e 15 UBS's Resolve aplicaram a primeira dose em adolescente de 12 anos ou mais com comorbidade ou deficiência, gestantes e puérperas e em jovens sem comorbidades de 15 a 17 anos.
Também puderam tomar ontem a segunda dose os vacinados com Pfizer e AstraZeneca até o dia 15 de junho e os vacinados com Coronavac até 10 de agosto.
Segunda-feira
A vacinação em São José prossegue na segunda-feira (6), em três UBS's Resolve (Santana, Parque Industrial e Vila Tatetuba), das 8h às 17h, e será feita de acordo com a capacidade de cada UBS e com distribuição de senhas a partir das 8h.
A 1ª dose será aplicada em rescaldo para os mesmos públicos do sábado. Para a 2ª dose, serão imunizadas pessoas que receberam vacinas da Pfizer e AstraZeneca até 15 de junho. E para quem tomou Coronavac até 10 de agosto.
A 3ª dose de reforço para pessoas de 90 anos ou mais também será feita na segunda-feira. Eles devem portar documento oficial com foto que contenha CPF, comprovante de endereço em São José dos Campos e carteira de vacinação comprovando a 1ª e 2ª dose. Importante verificar se a segunda dose foi feita há seis meses no mínimo.
Quarta-Feira
Na próxima quarta-feira (8) São José dos Campos começa a vacinar adolescentes com 14 anos ou mais sem comorbidades e idosos de 89 anos ou mais para dose de reforço.
Estarão funcionando para vacinação as UBS's Resolve (exceto a unidade dos Jardim das Indústrias) e as 4 unidades da Casa do Idoso das 8h às 17h.
Também podem completar a imunização as pessoas que foram vacinadas com Pfizer e AstraZeneca até 16 de junho e Coronavac até 11 de agosto. Esse público também pode procurar as Casas do Idoso, UBS's Resolve o o Colégio Tableau (no colégio o horário é das 8h às 21h).