Em São Sebastião, aulas de Doulas Voluntárias do SUS começam em julho

Esta será a segunda turma do Curso de Formação


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), através do Centro Gestacional Harmonia para Vida informa que a segunda turma de 24 alunas do Curso de Formação de Doulas Voluntárias do SUS será ministrado de 06 a 10 de julho, das 9h às 17h, no Centro Gestacional Harmonia para a Vida, Avenida Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), Centro Histórico.

A capacitação, dividida em duas turmas, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) é ministrada por profissionais de assistência ao parto e nascimento, médica ginecologista e obstetra, enfermeira obstétrica e doula, além de profissionais de assistência multidisciplinar - psicóloga, terapeuta corporal e arteterapeuta.

A idealizadora e coordenadora do Centro Gestacional, Carla Bruço disse que a formação tem como objetivo, o efetivo atendimento de doulas voluntárias, que tem papel fundamental no aspecto físico, emocional, espiritual e no alívio da dor no processo do parto.

Todos os protocolos de combate a pandemia, distanciamento social, uso obrigatório de máscara e utilização de álcool em gel 70% serão seguidos durante as aulas. Ao final da capacitação, as alunas receberão certificados de conclusão do curso. Mais informações podem ser obtidas pelos números (12) 3892-1178 e (12) 3892-1084.

Doulas

Doulas, cuja definição significa "mulheres que servem", são profissionais que proporcionam o bem-estar a mulheres e famílias, em período gravídico puerperal, através de auxílio físico, psicológico e emocional e de compartilhamento de informações e orientações. O Manual de Atenção ao Parto Natural do Ministério da Saúde e inúmeras pesquisas científicas, como a "Nascer no Brasil" da Fundação Oswaldo Cruz, apontam a importância da presença da doula e os benefícios desse acompanhamento na redução do índice de cesarianas, tempo de duração do trabalho de parto, medicamentos e manobras intraparto.