Em São Sebastião, vacinação contra Covid-19 de pessoas com comorbidades continua nesta segunda

A vacinação será das 8h30 às 11h nos polos da Enseada, Quadra da Vila Amélia e Unidades de Saúde da Costa Sul


A Prefeitura Municipal de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), dá sequência à campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira (24) com a imunização de pessoas de 18 anos ou mais com cardiopatias crônicas, imunossuprimidos, doença renal crônica, cirrose hepática e doença cerebrovascular. 

Entre os grupos prioritários que receberão a primeira dose da vacina estão pessoas de 18 anos ou mais com doença cerebrovascular, entre elas acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular.

Entre as cardiopatias crônicas, estão Insuficiência Cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da Aorta, dos grandes vasos e fistulas aeteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados. 

Integra o grupo de imunossuprimidos indivíduos transplantados de órgão sólido ou medula; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; pessoas com doença reumática; neoplasias hematológicas; leucemias; linfomas; aplasias medulares; lúpus e artrite reumatoide (em uso de corticoide); espondilite anquilosante; esclerodermia; hemoglobiopatias graves; e doença falciforme.

Serão consideradas para a vacinação pessoas com doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular menor que 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica; e com cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C.

A vacinação será das 8h30 às 11h nos polos do município: Unidade Básica de Saúde (UBS) Enseada (Rua Maximiliano Santos, nº 38); Quadra da Vila Amélia (Rua Jaime Scarameli, nº 87) e Unidades de Saúde da Costa Sul (Barequeçaba a Boraceia). 

No momento da vacinação, é imprescindível apresentar CPF, documento com foto, comprovante de endereço e cópia de um relatório médico que comprove a comorbidade, com CRM do médico e de, no máximo, dois anos. É obrigatório respeitar os protocolos sanitários como uso de máscara, álcool em gel 70% e distanciamento social.