Em Taubaté, Dia Nacional do Diabetes estimula diagnóstico precoce da doença

A data criada em parceria do Ministério da Saúde com a Organização Mundial da Saúde é importante por promover reflexão sobre a doença


Dia 26 de junho é o Dia Nacional do Diabetes. Em Taubaté, dos 198.386 pacientes atendidos na rede primária de saúde, no ano de 2021, 6.951 eram diabéticos. O Cemume, farmácia municipal, dispensou 871.444 comprimidos de medicação relacionada ao controle e tratamento do Diabetes, além de 2.500 caixas de tiras para a medição da doença. 

O diabetes acontece quando o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo ou quando este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada. Existem basicamente três tipos de diabetes: os tipos 1 e 2 e o gestacional. O diabetes tipo 2 é o mais comum, correspondendo a 90% dos casos de diabetes. Aproximadamente metade dos portadores de diabetes tipo 2 desconhecem sua condição, uma vez que a doença é pouco sintomática. Em contrapartida, o diagnóstico precoce do diabetes é importante, pois o tratamento evita suas complicações. Já o diabetes gestacional pode ocorrer em qualquer mulher durante a gravidez.

É importante que a pessoa busque atendimento médico através de uma consulta com o clínico geral, nas unidades básicas de saúde, quando apresentarem sintomas como sede anormal e boca seca, urina mais frequente que o normal, perda de energia, visão desfocada, fome constante entre outros. A Diabetes é diagnosticada via análise sanguínea e deve ser acompanhada de forma contínua.

 

Fonte: Prefeitura de Taubaté.