Embraer inicia entregas de sistema que reduz contaminação por Covid-19 em ambiente hospitalar

A Embraer participa desta cooperação para otimizar o conceito original com base em sua experiência no desenvolvimento de produtos


A Embraer inicia amanhã, terça-feira (7), as entregas de 50 sistemas portáteis de controle biológico doados para leitos regulares de hospitais públicos no interior de São Paulo. A entrega dos equipamentos será realizada de forma voluntária pela empresa de logística Phenix Transportes.

Dessas 50 unidades que serão doadas, 25 são destinadas ao Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, em São José dos Campos; 10 ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB-UNESP); e 15 à Irmandade de Santa Casa de Misericórdia, em Araraquara.

A Embraer participa desta cooperação para otimizar o conceito original com base em sua experiência no desenvolvimento de produtos, sendo responsável pelo detalhamento técnico e estratégia de industrialização para rápido aumento de produção dos aparelhos.

ATMUS Enebras

O sistema conhecido como ATMUS foi desenvolvido pela Enebras, empresa especializada em soluções de ar condicionado para a área da saúde, em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Portátil, o ATMUS requer baixo investimento de instalação e facilita a mobilidade dentro de um ambiente hospitalar para uso da pressão negativa em diferentes locais. Esse sistema já vem sendo utilizado dentro do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

A tecnologia evita a propagação do novo coronavírus entre os leitos de um hospital por meio de pressurização negativa. A pressão do ar do quarto é controlada abaixo dos demais ambientes do hospital, enquanto um exaustor direciona o ar contaminado para um filtro de alta eficiência e com lâmpadas germicidas do tipo UVC antes de ser expelido, sem contaminantes, para um ambiente externo. O ar de maior pressão dos demais ambientes impede a saída de ar da área isolada, prevenindo assim a contaminação de outros lugares.