Encontro promovido pelo Hospital São Camilo ensina a fazer o autoexame de câncer de mama

Bate-papo contou ainda com dicas de prevenção, alimentação e tirou dúvidas da plateia


Como parte das ações de celebração do Outubro Rosa, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, em parceria com os SESCs Pompeia e Santana, promoveu quatro dias de encontros gratuitos com uma mastologista para explicar sobre o câncer de mama. Cerca de 120 pessoas puderam tirar dúvidas com a especialista e conferir dicas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
 
Segundo a Dra. Giovanna Gabriele, mastologista do Hospital São Camilo Pompeia, os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama são: alterações genéticas (responsáveis por 5 a 10% dos casos), tabagismo, sedentarismo, obesidade, alimentação desregulada, desequilíbrio hormonal, entre outros. “O câncer de mama é uma doença muito comum que, segundo pesquisas, pode atingir até uma a cada oito mulheres no Brasil. Pela alta incidência, a indicação é que os exames de rastreamento, como a mamografia, sejam feitos anualmente a partir dos 40 anos de idade. Se o diagnóstico for feito no início, as chances de cura são muito altas, maiores que 90%”, conta.
 
A especialista reforça ainda a importância do autoexame ser realizado de forma correta. “Para isso, a mulher tem que se conhecer e saber o que é normal, pois assim conseguirá identificar alterações suspeitas. O autoexame deve ser iniciado em pé, de frente para o espelho, com visualização das mamas, sendo que as mãos podem estar na cintura e atrás da cabeça para ver se existe alguma anormalidade. Depois, deve começar a palpação da mama com as pontas dos dedos do lado contrário, usando movimentos circulares por toda a região e axilas, até chegar ao mamilo. A mão que não está fazendo o toque pode permanecer atrás da cabeça. A melhor época para as mulheres que menstruam realizarem o autoexame é após o ciclo, uma vez ao mês”, explica.