Especialista orienta como cuidar da pele no verão

Exposição ao sol pode causar câncer de pele e acelerar o envelhecimento cutâneo


Conhecido pelo sol forte e pelas altas temperaturas, o verão brasileiro acende um alerta para os cuidados com a pele. Nessa época do ano, o corpo fica mais exposto aos raios solares, tornando necessário implementar uma rotina de proteção e hidratação.

Karen Yumi Sato, docente da área de beleza e estética do Senac Pindamonhangaba, explica como.

Limpeza e hidratação

Higienize a pele com um sabonete líquido, seguido de demaquilante ou água micelar para remover a maquiagem. Depois, aplique um hidratante para evitar o ressecamento, uma vez que, nos dias quentes, a evaporação da água corporal se torna mais intensa. Desta forma, é importante que haja também uma maior ingestão de água, de modo a manter a qualidade hídrica intracorpórea. Para repor os nutrientes da pele ao longo do dia, esborrife água termal a uma distância de 20 cm do rosto.

Proteção solar

O protetor solar é indicado em qualquer época do ano, principalmente durante o verão, onde as radiações UVA e UVB são mais intensas. Essas radiações são responsáveis por vários danos à pele, como o surgimento de manchas e dermatites (inflamações), envelhecimento precoce e oleosidade. O protetor deve ter FPS mínimo de 30, proteção contra os raios UVA causadores das queimaduras e câncer de pele, além de ser escolhido de acordo com cada tipo de pele. Em atividades ao ar livre, o ideal é que seja aplicado e reaplicado de 3 em 3 horas. É também necessário que haja uma proteção física, como a utilização de chapéus, guarda-sol e óculos escuros.

Tratamentos estéticos

Todos os procedimentos faciais e corporais são indicados para todas as épocas do ano, sendo possível, inclusive, a aplicação de ácidos no verão. O que tem de ser levado em conta são os ácidos a serem aplicados e os hábitos de vida daquele que receberá o procedimento. Os tratamentos devem ser conduzidos por um profissional qualificado e o cliente precisa fazer o uso insistente do protetor solar.

Formação na área

A crescente procura por tratamentos de beleza e estética tem impulsionado o setor e demandado profissionais qualificados para atuar no mercado. Para contribuir com o desenvolvimento da área, o Senac Pindamonhangaba está com inscrições abertas para o Técnico em Estética, que prepara a turma para realizar procedimentos faciais e corporais, avaliar as condições da pele e usar as técnicas mais adequadas para cada caso.

Em decorrência da crise causada pela pandemia do coronavírus, a unidade oferece desconto promocional de 30% em cursos técnicos, livres e idiomas.

Candidatos que tiverem renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais ainda podem solicitar uma bolsa de estudo 100% gratuita. As inscrições podem ser realizadas a partir de 10 dias antes da data de início do curso, conforme disponibilidade de bolsas. As vagas poderão ser encerradas antes desse prazo, caso atinja a relação de cinco candidatos por vaga.

Para mais informações, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/pindamonhangaba.