Esperança para pacientes oncológicos: audiência pública debate acesso a tecnologias inovadoras em Taubaté

Instituto do Câncer Brasil e Câmara Municipal se unem para discutir avanços em pesquisas clínicas


O Instituto do Câncer Brasil, junto com a Câmara Municipal de Taubaté, realiza uma audiência pública na próxima quarta-feira (09/08), para buscar novas possibilidades de pesquisas clínicas, visando mais acesso a inovações aos pacientes oncológicos da cidade e região.

A Audiência Pública foi solicitada através do Requerimento nº 1262/2023, de autoria do vereador Jessé Silva, em parceria com o Instituto do Câncer Brasil de Ensino e Pesquisa. O evento contará com a presença dos especialistas oncologistas e profissionais da saúde, além de representantes de instituições e comunidade em geral.

Com o tema "Oportunidades de Pesquisa Clínica em Oncologia em Taubaté e no Vale do Paraíba: Incorporando maiores chances de cura e acesso a novas tecnologias aos pacientes da região", o encontro visa aumentar o acesso ao tratamento inovador contra o câncer.

"Os ganhos para os pacientes são inúmeros o que possibilita aumento nas taxas de sobrevida e acesso a medicações raras", explica Dr. Eduardo Zucca - Diretor e Coordenador Geral de Pesquisa Clínica do Instituto do Câncer Brasil. 

Evento:

  • Audiência: Oportunidades de Pesquisa Clínica em Oncologia em Taubaté e no Vale do Paraíba
  • Data: 09 de agosto de 2023 (quarta-feira)
  • Horário: 18h30
  • Local: Câmara Municipal de Taubaté
  • Endereço: Av. Professor Walter Taumaturgo, 208 - Jardim das Nações, Taubaté/SP

Pesquisas Clínicas

Pesquisas clínicas oncológicas visam estudar os efeitos de novos medicamentos em casos chave, para aumentar as chances de sobrevida e cura dos diferentes tipos de câncer.

Para realizar qualquer pesquisa clínica, é preciso seguir os padrões de segurança ao paciente e um protocolo rigoroso durante as etapas. O paciente deve atender critérios específicos para adentrar ao estudo, de forma a assegurar a segurança e a saúde durante o tempo em análise.