Esportes são a melhor alternativa para prevenir a obesidade na juventude

Sobrepeso da fase adulta pode ser evitado, desde que sejam tomadas algumas medidas preventivas durante a infância e adolescência


A Organização Mundial da Saúde já reconhece a obesidade como uma das doenças mais graves da atualidade, e os números registrados no Brasil reforçam essa preocupação. De acordo com dados do Vigitel, a incidência do problema aumentou em 72% nos últimos 13 anos, e hoje, aproximadamente, 20% da população brasileira adulta é obesa. O quadro também é preocupante entre o público infantil: cerca de 12,9% das crianças e 7% dos adolescentes se encontram muito acima do peso.

Especialistas alertam que a obesidade na fase adulta é um quadro perfeitamente prevenível, mas requer uma série de cuidados que devem ser adotados desde a juventude. Além do sobrepeso, é na infância que as doenças degenerativas começam a se desenvolver, sendo que muitas delas estão relacionadas à obesidade. Aqui podemos citar a hipertensão arterial, diabetes e aterosclerose, que são algumas das mais comuns.

Por isso, torna-se ainda mais importante adotar hábitos saudáveis desde cedo na vida, com destaque para a prática de esportes e atividades físicas, que trazem diversos benefícios para nossa saúde. Hoje em dia, as crianças tendem a viver uma rotina mais sedentária, devido ao excesso de dispositivos eletrônicos integrados no seu cotidiano. Televisão, videogame e celulares se fazem presentes em abundância, então, sem um incentivo adequado, é muito difícil que as crianças se interessem em ter um dia a dia mais ativo.

Além de fortalecer seu corpo e colaborar com a queima da gordura corporal, os esportes também contribuem com outros fatores na infância. Uma criança que pratica atividades físicas regularmente desenvolve sua coordenação motora, aprende a trabalhar melhor em equipe, melhora sua autoestima através da autoconfiança e ainda amplia seu círculo de amizades, incentivando uma vida social mais ativa fora de casa. Tudo isso é importante não só na juventude, mas também na fase adulta.

Os pais também precisam estar sempre atentos à alimentação dos seus filhos. O sedentarismo combinado a uma dieta pesada e pouco nutritiva alavanca ainda mais as chances do sobrepeso e da obesidade, então cabe aos responsáveis se certificar de que a criança esteja se alimentando bem e consumindo todos os grupos da pirâmide alimentar. Muito disso parte dos seus hábitos em casa, então é essencial evitar o excesso de doces, frituras e industrializados.

Por fim, procure incentivar a criança a praticar um esporte que desperte seu interesse, pois isso também é importante para que ela não perca sua motivação. Caso seu filho goste de futebol, por exemplo, invista em uma chuteira infantil e procure escolinhas focadas no esporte na região onde mora, pois assim ele poderá praticar atividades físicas com frequência.