Evento na Praça encerra atividades do Mês de Conscientização do Autismo

venha prestigiar esta ação.


A Prefeitura de Caçapava, por meio do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), realiza, neste sábado, 30 de abril, das 8h às 12h, uma ação na Praça da Bandeira, em menção ao Mês de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O evento reunirá diversas entidades na abordagem do tema, esclarecimento e divulgação de serviços.

Participam da ação o NAI, o Conviver e a APAE, que montarão tendas com brincadeiras sensoriais para as crianças e adultos. Também estará presente o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), que vai orientar sobre a confecção das carteirinhas para o autista.

Transtorno do Espectro Autista

O Autismo é um Transtorno do Neurodesenvolvimento caracterizado principalmente pela alteração na comunicação social e interesses restritos e estereotipados. A nova Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID - 11), que entrou em vigor em janeiro de 2022, caracteriza o transtorno do espectro do autismo por défices persistentes na capacidade de iniciar e manter interação social recíproca e comunicação social.

A intervenção precoce e os atendimentos clínicos são importantes para o melhor desenvolvimento das crianças dentro do espectro. A criança ganha muito quando há um trabalho realizado em grande rede, incluindo a família, escola e atenção à saúde.

O NAI, por meio de suas ações nas unidades escolares, busca diariamente incentivar e disseminar o melhor acompanhamento de todos os alunos. De acordo com o núcleo, atualmente são 92 alunos da rede pública municipal que têm algum grau de TEA.