GCMs de São José dos Campos doam sangue antes da formatura e destacam compromisso com a vida
Trinta e nove alunos do curso de formação da Guarda Civil Municipal (GCM) das cidades de São José dos Campos, Ubatuba e Caçapava participaram de uma ação solidária de doação de sangue.
Às vésperas da formatura, 39 alunos do curso de formação da Guarda Civil Municipal (GCM) participaram de uma ação solidária de doação de sangue, na quarta-feira (25), em São José dos Campos. A iniciativa reuniu futuros agentes que irão atuar nas cidades de São José, Ubatuba e Caçapava.
A doação foi realizada no Serviço de Hemoterapia, localizado na região central do município, como parte de um gesto voluntário que reforça o compromisso dos novos guardas com a preservação da vida, antes mesmo do início das atividades nas ruas.
A turma de 2026 é composta por 58 formandos, todos capacitados ao longo de um curso de 768 horas, com treinamento teórico e prático voltado ao patrulhamento preventivo, atendimento à população e controle emocional em situações de risco.
Entre os participantes, muitos realizaram a doação pela primeira vez. A atitude evidencia o espírito de serviço público e solidariedade que marca o início da carreira dos novos agentes de segurança.
A formatura está marcada para sexta-feira (27), às 10h, no Centro de Formação do Educador (Cefe), em Santana. Após a cerimônia, os novos GCMs passarão a atuar diretamente no reforço da segurança pública nos municípios da região.
O Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos registra, em média, 180 doações diárias e realiza cerca de 3.500 transfusões por mês, sendo fundamental para o atendimento hospitalar da região. A participação dos futuros guardas contribui para manter os estoques de sangue em níveis adequados, especialmente em períodos de maior demanda.
A ação também simboliza a integração entre segurança pública e saúde, destacando que salvar vidas vai além do trabalho nas ruas.