Governo do Estado descarta caso suspeito de novo coronavírus em Pindamonhangaba

A paciente que estava com a suspeita da doença retornou de viagem do Japão recentemente


O caso suspeito do novo coronavírus em Pindamonhangaba foi descartado na última segunda-feira (2).  A informação foi dada pelo Governo Estadual após as amostras que foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz apontarem negativo para a doença.

A paciente, uma mulher de 35 anos, voltou recentemente de uma viagem ao Japão. No último dia 15 de fevereiro ela foi ao  pronto-socorro da cidade, apresentando sintomas de gripe e inicialmente não foi enquadrada ao grupo de suspeita do novo coronavírus (Covid-19). Dias depois ela deu entrada novamente no pronto-socorro com febre, e então foi inserida no quadro de suspeita da doença. A mulher estava em isolamento domiciliar aguardando o resultado dos exames.

Prefeitura de Pinda promove palestra sobre coronavírus e dengue

A Prefeitura de Pindamonhangaba vai promover uma palestra com todos os médicos da rede municipal, além de profissionais da Santa Casa, Unimed e outras planos/instituições de saúde sobre coronavírus (clovid-19) e dengue.

A palestra será ministrada pelo médico infectologista Briner Castelli dia 5 de março, às 13h30, no auditório da Santa Casa de Misericórdia.

De acordo com a Secretária de Saúde, Valéria dos Santos, o objetivo é orientar os profissionais sobre dados específicos da contaminação, tratamento e formas de evitar as doenças, além de notificação e condução do protocolo de saúde. Valéria destacou que a palestra já estava prevista pela Secretaria de Saúde antes da notificação de suspeita de coronavírus em uma paciente. "Já vínhamos nos preparando para a realização do evento para instrução e esclarecimento de dúvidas, porque são temas importantes. Além disso, tínhamos planejado com antecedência para ser um dia e horário em que pudéssemos ter o maior número de profissionais disponíveis para o evento", explicou.