Gripário 24h do Cidade Nova começa a funcionar hoje (2) em Pindamonhangaba

A unidade funcionará de forma ininterrupta por pelo menos três meses.


O Gripário 24h do Cidade Nova começou a funcionar nesta quarta-feira (2) em Pindamonhangaba.

A estrutura foi implantada como parte das ações emergenciais previstas após a decretação de Situação de Emergência em Saúde Pública no município, publicada no Diário Oficial no dia 10 de junho, devido ao aumento expressivo de casos de doenças respiratórias neste inverno.

Voltado para o atendimento de síndromes respiratórias, o gripário vai ampliar em até 300 o número de atendimentos diários da rede municipal, especialmente para pacientes com quadros leves e moderados, como crianças a partir de 12 anos e idosos. Nos primeiros dias, a unidade dará prioridade a casos de baixa complexidade.

A Secretaria de Saúde prevê que, ainda nesta semana, o gripário esteja totalmente equipado, com 10 leitos disponíveis para observação e internação. A unidade funcionará de forma ininterrupta por pelo menos três meses e servirá como apoio direto às UPAs do Araretama e Moreira César, além do Pronto-Socorro, que já registram mais de 40% dos atendimentos voltados a síndromes gripais.

Segundo a secretária de Saúde, Roberta Faria, a medida foi adotada com o objetivo de garantir atendimento mais rápido e seguro. "O gripário do Cidade Nova será fundamental para reforçar o atendimento à população e reduzir a sobrecarga nas demais unidades da cidade", afirmou.