Harmonização de pizza e vinho: dicas simples e fáceis

Entenda como funciona a mecânica da harmonização e como aplicar entre vinhos e pizzas


Não existem dúvidas de que a pizza é uma das grandes paixões dos brasileiros, principalmente pela forte influência dos imigrantes italianos em solo nacional, que trouxeram consigo os mais diversos pratos, bebidas e costumes que tanto apreciamos.

E não há nada mais agradável que saborear uma bela pizza, rodeado de amigos e família, acompanhado de uma boa garrafa de vinho escolhida especialmente para harmonizar com cada sabor escolhido. Confira algumas dicas de harmonização entre vinhos e pizzas.

Primeiro uma distinção entre vinhos tintos e brancos

A primeira escolha do vinho mais indicado para harmonização com uma pizza é definir se será consumido um vinho branco ou vinho tinto.

Os vinhos brancos são mais mais ácidos, por esse motivo são muito indicados para pizzas que levam pouco molho de tomate e que seu recheio é constituído basicamente por queijos; dessa forma, a acidez do vinho quebra a gordura dos queijos e não entra em conflito com a própria acidez do molho.

Já os vinhos tintos são mais indicados para pizzas ricas em molho de tomate, que já é naturalmente ácido; para recheios com legumes, cogumelos e carnes, são recomendados vinhos tintos com taninos delicados para a refeição não ficar pesada.

Vale lembrar que essas são apenas sugestões, cada um é livre para escolher o vinho que mais lhe agradar para harmonizar com sua pizza.

Pizzas de cogumelos

Para pizzas que levam cogumelos, funghi e até presunto Parma (um presunto cru curado italiano), são bastante indicados vinhos tintos de uvas das variedades Pinot Noir francês e Sangiovese italiano, pois esses vinhos não são muito encorpados e combinam muito bem com os sabores delicados dos cogumelos.

Calabresa e pepperoni

Pizzas com sabores mais picantes como a calabresa e o pepperoni formam uma ótima combinação com espumante brut (ou seja, são vinhos secos); esse tipo de espumante é extremamente refrescante e cria um ótimo contraste de refrescância da bebida com a picância da pizza. Se preferir um vinho tinto, opte pelos feitos de uva Merlot ou Nicolini.

Pizzas de queijos

Pizzas que são fortes em queijo (como na famosa quatro queijos) pedem um vinho branco ácido para equilibrar o sabor gorduroso dos queijos. O tipo de vinho mais indicado para essa situação são os vinhos de uva Chardonnay, que é ácida na medida certa, sem aquela sensação de "boca amarrada", comum de vinhos muito ácidos.

Pizzas doces

As pizzas doces (chocolate, doce de leite, banana, morango, etc.) harmonizam com vinhos mais doces ainda, como, por exemplo, vinho do Porto e espumantes Moscatel.

E se tiver dúvida na hora de escolher o vinho?

Se mesmo assim ainda houver dúvida na hora de escolher o vinho para harmonizar com a pizza, existem alguns que são verdadeiros curingas na harmonização. Sempre que houver dúvida, é possível optar por um espumante Rosé ou um espumante Brut, pois esses vinhos são muito equilibrados em todos os sentidos e vão funcionar com qualquer sabor de pizza.