Hora de dormir: conheça as principais doenças relacionadas ao sono

Existem mais de 100 distúrbios do sono identificados, e alguns são mais comuns do que se imagina


Tudo que nos impede de dormir adequadamente com frequência pode ser classificado como um distúrbio do sono. Atualmente, a ciência já identificou mais de 100 distúrbios diferentes, e as causas variam muito, indo desde alterações cerebrais até transtornos emocionais.

Este é um problema tão sério e recorrente que existe até um segmento da medicina especializado exclusivamente em distúrbios do sono. É um problema que atinge pessoas de qualquer idade, principalmente crianças e idosos, e, quando não tratado adequadamente, pode interferir em várias questões de saúde. Confira quais são os distúrbios do sono mais comuns.

Insônia

A insônia é a doença do sono mais comum, caracterizada pela dificuldade em adormecer ou manter um sono contínuo. Muitas vezes, a pessoa se sente cansada e ainda assim não consegue pegar no sono com tanta facilidade, o que vai piorando conforme esse cansaço vai sendo acumulado.

Em muitos casos, a insônia é apenas uma consequência de algum outro distúrbio emocional como ansiedade, estresse e depressão, mas também pode estar diretamente relacionada a fatores que prejudicam a qualidade do sono, como muita luz ou barulho no ambiente, sono desregulado ou colchão desconfortável.

Apneia do sono

Também conhecida como Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), a apneia é uma interrupção do fluxo respiratório durante o sono, causada por um colapso das vias aéreas. A pessoa não consegue dormir profundamente ou manter uma noite de sono contínua, pois a falta de ar faz com que ela acorde constantemente.

Por ser uma condição mais específica, a apneia possui uma variedade de tratamentos desenvolvidos exclusivamente para sanar o problema. Dependendo do caso, pode ser necessário realizar uma cirurgia para corrigir as vias respiratórias.

Sonambulismo

Sendo mais comum em crianças, o sonambulismo é um distúrbio que ativa determinadas áreas do cérebro durante o sono, fazendo com que a pessoa realize atividades complexas mesmo dormindo. Isso pode envolver muitas coisas, como levantar, caminhar ou até mesmo conversar sem que a pessoa se dê conta, o que também pode ser perigoso.

Não é em todos os casos que a pessoa se sente cansada no dia seguinte, mas, como ela não tem controle sobre seus atos, muitas vezes, isso pode atrapalhar a qualidade do sono.

Bruxismo

Apesar de se enquadrar no grupo, as consequências do bruxismo não estão direcionadas à qualidade do sono, mas, sim, para o que vem depois. Quem sofre desta condição aperta e range os dentes de forma involuntária enquanto dorme, então é comum sentir dores de cabeça, na mandíbula e nos dentes após acordar.

Pode ser tratado com o uso de um dispositivo encaixado nos dentes antes de dormir, técnicas de relaxamento ou fisioterapia.