Hospital de Clínicas de São Sebastião inicia atendimentos de reabilitação

A instituição também atende pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo


Inaugurado na primeira semana de novembro, e referência no Litoral Norte, o Hospital de Clínicas da Costa Sul, em Boiçucanga - São Sebastião, iniciou os atendimentos de pessoas com autismo nessa semana. O primeiro atendimento foi realizado nesta terça-feira (17).

"Estou muito feliz em saber que o novo hospital atendeu a primeira criança com autismo. Cada passo, cada avanço deve ser comemorado. Antes um sonho, hoje uma realidade. Acompanho esse projeto desde que assumimos o Governo Municipal em 2017. É uma honra ver os primeiros passos do novo Hospital de Clínicas da população da Costa Sul", enfatizou o prefeito Felipe Augusto.

Outra novidade é o funcionamento da farmácia, que iniciou os atendimentos logo no dia da inauguração, no dia 7 de novembro, no período da tarde. Ao todo, cerca de 100 atendimentos foram realizados.

Tratamentos como mielite transversal, paralisia cerebral, microcefalia e pessoas com problemas ortopédicos também são oferecidos no novo HCSS-CS.

Centro de Reabilitação

O Centro de Reabilitação é composto por equipe multiprofissional, ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, no qual se realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistida, sendo referência na Rede de Atenção à saúde da pessoa com deficiência no Litoral Norte. Os atendimentos são organizados a partir da combinação de no mínimo duas modalidades de reabilitação (auditiva, física, intelectual, visual).

TEA

Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), por apresentarem características centrais como dificuldades sociais e de comunicação, estão sujeitas a um comprometimento do desenvolvimento cognitivo e de linguagem, por isso a necessidade de acompanhamento multiprofissional.

Todo projeto terapêutico para a pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo no município é construído com a família e o próprio paciente. Envolve uma equipe multiprofissional e contém proposições que visam melhorar a qualidade de vida.

A unidade do Centro de Reabilitação de Boiçucanga possui mais de 80 crianças em acompanhamento com Transtorno do Espectro autista que serão atendidos na nova unidade hospitalar do bairro. A Organização Mundial de Saúde estima que uma em cada 160 crianças tenha o Espectro do Autismo no mundo.

Estrutura

A nova unidade hospitalar conta com 34 leitos, sendo 13 para urgência e emergência, 6 para atendimento pediátrico, 15 para maternidade, 2 salas de parto, 3 consultórios odontológicos, sala de raio-x, centro cirúrgico, e unidades de pronto atendimento adulto e infantil.

Na ala da maternidade, são 11 leitos divididos entre a enfermaria, berçário e três salas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto), sendo uma sala cirúrgica, e uma para parto humanizado.

O complexo hospitalar do HCSS-CS possui de quatro elevadores; gerador próprio, em caso de falta de energia não afetará a funcionalidade; heliponto - atendimentos de emergência; e sistema de energia fotovoltaica (energia solar), visando sustentabilidade e economia.

A estrutura dispõe ainda de uma cozinha, almoxarifado, lavanderia e estacionamento para 26 veículos, numa área construída de mais de cinco mil metros quadrados, também oferece Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), base do SAMU 192 e base da Guarda Civil Municipal (GCM) - 153. O valor total da obra foi de R$ 13.559.084,54.