O Hospital Municipal de São José dos Campos - Dr. José Carvalho de Florence realizou neste sábado (7), o primeiro mutirão de cirurgias eletivas. Estavam programados 28 procedimentos, sendo 20 laqueaduras e 8 colecistectomias (vesículas).
Para Franceli de Oliveira Polidoro, 36 anos, dona de casa, é muito importante este mutirão, pois, ajuda s pessoas a cuidarem da saúde. "A Prefeitura deveria fazer esse mutirão sempre. "
Já para Fabiane Jesus Batista, 33 anos, auxiliar de produção, moradora na região sul, a dor é muito forte. "é importante porque cuidamos da nossa saúde, e podemos ter uma vida saudável. Parabéns à Prefeitura. Mas deveria fazer esse mutirão todo mês. "
Para Patrícia Sousa Nogueira, 39 anos, estagiária, "a Prefeitura deveria fazer sempre. São muitas crianças sem os pais terem condições de cuidar."
De março a dezembro deste ano estão previstas 800 cirurgias de laqueadura e 210 de vesículas, que acontecerão sempre aos sábados por meio de mutirões. Cirurgias eletivas não possuem caráter de urgência e/ou emergência e, são agendadas.
Agendamento
As cirurgias serão agendadas conforme a ordem cronológica de ingresso dos pacientes na fila do Sistema de Atendimento Municipal de Saúde (SAMS), considerando os critérios clínicos de priorização.
Investimentos
A iniciativa conta com um investimento de R$ 858.819,85, recurso destinado pelo Ministério da Saúde para ampliar o acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Hospital Municipal é uma unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).