IESP assume gestão das Unidades de Saúde de Tremembé
O IESP chega a Tremembé para somar e colaborar com a gestão pública, contribuindo para uma assistência em saúde cada vez mais eficaz, humanizada e próxima da comunidade.
A partir deste domingo, 1º de fevereiro de 2026, o Instituto de Excelência em Saúde Pública (IESP) passa a ser o novo responsável pela gestão e operacionalização da rede municipal de saúde de Tremembé, abrangendo a Atenção Primária à Saúde, unidades especializadas e o Pronto Atendimento 24 horas.
Sob a nova gestão, passam a integrar a rede oito Unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), além de cinco unidades especializadas: o Centro de Especialidades Médicas (CEM), Centro de Diagnose, Vigilância em Saúde, Centro de Observação Animal (COA), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) e o Pronto Atendimento 24h.
A rede municipal de saúde de Tremembé registra um alto volume de atendimentos mensais, garantindo assistência em diferentes níveis de complexidade. Somente nas unidades da Estratégia de Saúde da Família, são realizadas cerca de 4.560 consultas médicas, além de 150 visitas médicas domiciliares, 3 mil procedimentos de enfermagem e aproximadamente 900 visitas domiciliares de enfermagem por mês.
Na Atenção Primária, Atenção Especializada Ambulatorial e Vigilância em Saúde, o município contabiliza mensalmente cerca de 700 consultas odontológicas, 3.690 consultas médicas especializadas, 30 exames de ultrassonografia com Doppler, 60 procedimentos dermatológicos, 600 atendimentos psicológicos e 480 sessões de fisioterapia.
O Centro de Observação Animal (COA) realiza, em média, 12.910 procedimentos mensais, mantendo cerca de 100 animais sob cuidados contínuos. Já o Pronto Atendimento 24 horas soma aproximadamente 6.258 atendimentos adultos e 1.500 atendimentos pediátricos por mês, reforçando a capacidade de resposta da rede municipal de saúde.
Para o IESP, assumir a gestão representa um importante desafio e, acima de tudo, um compromisso com a população. Segundo Paulo Rozaes, Diretor Executivo Institucional.