João Doria toma a segunda dose contra a covid-19 e convida a população a comparecer ao Dia D neste sábado (5)

O Dia D será realizado em parceria com municípios buscando sensibilizar as mais de 403 mil pessoas que não foram receber a segunda dose do imunizante


João Doria toma a segunda dose contra a covid-19 e convida a população a comparecer ao Dia D neste sábado (5)João Doria toma a segunda dose contra a covid-19 e convida a população a comparecer ao Dia D neste sábado (5) (Foto : Divulgação)

Nesta sexta-feira (4), o Governador de São Paulo, João Doria, recebeu a segunda dose da vacina contra a covid-19, no Centro de Saúde Dr. Victor Araújo Homem de Mello, zona oeste da capital.

Logo após a vacinação, Doria convidou a população para que compareça, neste sábado (5) ao Dia D, que será realizado em parceria com municípios e busca sensibilizar as mais de 403 mil pessoas que não completaram seu esquema vacinal no prazo previsto, ultrapassando os prazos para a segunda dose de 28 dias para a vacina do Butantan e de 12 semanas para a da Fiocruz/Astrazeneca.

"Muito feliz por estar recebendo hoje a segunda dose da vacina do Butantan, a vacina do Brasil, a vacina da vida. Daqui a 14 dias, estarei imunizado, assim como milhões de brasileiros que já tomaram a segunda dose da vacina. Toda vacina aprovada pela Anvisa é uma boa vacina. Por favor, os que podem, se vacinem. É isto que garante a vida e sua proteção", destacou o governador.

No Dia D, mais de 5 mil pontos de vacinação estarão abertos em todo estado para a aplicação exclusivamente da segunda dose. Os horários devem ser consultados junto às prefeituras de cada município.

"É fundamental que as pessoas busquem os postos de vacinação para tomar a segunda dose. Esta será uma grande mobilização com todos os municípios para buscar as pessoas que ultrapassaram o prazo de tomar a dose dois da vacina. A pessoa só estará totalmente protegida após as duas doses dos imunizantes", afirma a Coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, desta quinta-feira (3), a pesquisa aponta que 403.323 pessoas que já receberam a primeira dose dos imunizantes estão com a segunda dose atrasada. O total inclui 139.826 pessoas que não tomaram a vacina da Fiocruz/AstraZeneca e outros 263.497 referentes à vacina Coronavac.