Mais um grupo de cubanos deixa hoje o Brasil rumo a Havana

Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) calcula que pelo menos 8,5 mil médicos deixem o país até 12 de dezembro


Há uma semana, 196 médicos cubanos deixaram o BrasilHá uma semana, 196 médicos cubanos deixaram o Brasil (Foto : Agencia Brasil)Profissionais cubanos vinculados ao programa Mais Médicos continuam deixando o país, confirmou a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), responsável pela intermediação do convênio entre Brasil e Cuba. Nesta quinta-feira deixa hoje (22) mais um grupo segue em voos fretados que sairão de Brasília, Salvador e São Paulo rumo a Havana, em Cuba.

Há uma semana, 196 médicos retornaram para Cuba. De hoje a sábado (24), cinco voos partirão com destino à capital cubana, Havana. Os profissionais já começaram a se deslocar dos municípios onde estavam alocados em direção às cidades de onde sairão apenas voos para Cuba. O cálculo da Opas é que os 8,5 mil médicos cubanos deixem o Brasil até 12 de dezembro.

A decisão pelo retorno dos médicos é do governo cubano, que chamou de volta os profissionais por não concordar com condições impostas pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, para a permanência dos médicos no programa. Entre as medidas, estão fazer o Revalida - prova que verifica conhecimentos específicos na área médica. Outra exigência de Bolsonaro é que os médicos recebessem integralmente o salário e que poderiam trazer a família para o Brasil.

Dois dias após a decisão, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, afirmou que as novas exigências foram definidas para proteger os médicos de más condições de trabalho, por razões que classificou de "humanitárias".

Substituição - Ontem (21), começaram as inscrições para repor as vagas abertas com a saída dos médicos cubanos. Os interessados em ocupar os postos têm até domingo (25) para se candidatar. Podem participar profissionais com registro nos conselhos de medicina ou com diploma na atividade validado no país.

Os candidatos poderão escolher as cidades onde querem trabalhar. A medida que forem sendo preenchidas, as vagas serão retiradas do sistema. Os inscritos terão que se apresentar no local selecionado a partir do dia 3 de dezembro para homologar a contratação e iniciar a função.

Com informações da Agência Brasil