Morador representa Ubatuba na Conferência Nacional de Saúde

O ubatubense integra a comunidade quilombola do município e foi eleito delegado durante as pré-conferências de saúde, no seguimento de usuário do SUS


Um morador do bairro da Caçandoca em Ubatuba, Jurandir Prado, representou a região na 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada em Brasília (DF) entre os dias 2 e 5 de julho, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. O evento que teve como tema: "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia" proporciona diálogos diretos com a sociedade para a construção de políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

O ubatubense integra a comunidade quilombola do município e foi eleito delegado durante as pré-conferências de saúde, no seguimento de usuário do SUS. Na sequência, Jurandir participou da conferência municipal em janeiro deste ano e foi novamente eleito para as etapas macrorregional, estadual e, por fim, foi escolhido para participar da Conferência Nacional de Saúde.

Os delegados participam ativamente dos eventos e têm direito a voto para a escolha das propostas de saúde que são levadas às etapas subsequentes da conferência, até chegar no nível nacional.

"Agradeço em nome dos usuários do SUS de Ubatuba e, em especial, dos territórios de povos originários e tradicionais, pelo pronto atendimento e orientações que me possibilitaram chegar até a Conferência Nacional de Saúde. Que hoje comece um novo dia, com o esperançar renovado", comemorou Jurandir, que recebeu todo o suporte necessário para participar gratuitamente do evento.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a conferência proporcionou ampla pluralidade, diversidade, multiculturalidade e transversalidade para o setor, que por meio de propostas que vieram tanto de usuários, quanto de profissionais da saúde, ampliou-se a democracia e fortaleceu o SUS.

O Litoral Norte de São Paulo contou com quatros delegados, com representantes também de Ilhabela e Caraguatatuba.