Nos dias 28 e 29 de agosto, a equipe Mov.Cicla realizou, junto à Secretaria Municipal de Saúde, o 2º Ciclo de Oficinas Mov.Cicla com Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) de Pindamonhangaba, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo foram realizadas quatro oficinas, sendo uma por macrorregião: Moreira César, Zona Leste, Araretama e Centro Rural, com a presença de cerca de 140 ACSs.
No primeiro ciclo, ocorrido em maio de 2023, aconteceu uma sensibilização destas equipes de Estratégia de Saúde da Família sobre temas relacionados à saúde pública, meio ambiente e limpeza urbana e um treinamento para que pudessem realizar a tarefa de aplicação de um Diagnóstico Marco Zero junto aos munícipes durante as visitas domiciliares, visando mapear conhecimentos e práticas destes sobre gestão de resíduos domésticos e utilização de serviços públicos e privados de coleta. Entre o 1º e o 2º ciclo das oficinas, houve tanto a aplicação dos questionários, como o registro e a tabulação dos dados colhidos.
Os resultados da pesquisa foram analisados pelas equipes durante a 2ª Oficina e colaboraram com a definição de ações socioambientais que serão desenvolvidas por cada Posto de Saúde da Família (PSF) entre os meses de setembro e outubro. Todas estas destinadas à colaboração com a implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os resultados destas ações serão compartilhados no 3º e último ciclo de oficinas.
Esta é uma das atividades do Programa Mov.Cicla, em 2023, uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, elaborada e desenvolvida pelo Instituto Sabiá, com apoio da Prefeitura Municipal e incentivo da Novelis. E visa incrementar as estratégias para a qualificação das culturas de consumo e de gestão de resíduos no município.