Mutirão da Catarata de São Sebastião registra recorde de cirurgias realizadas

Neste final de semana foram realizadas 76 cirurgias


O Mutirão de Cataratas realizado pela Secretaria de Saúde de São Sebastião (SESAU) no Hospital de Clínicas de São Sebastião, no último sábado (29), devolveu a visão e a qualidade de vida para 76 pacientes que sofriam com opacidade do cristalino, popularmente conhecido como catarata.

O número de cirurgias foi recorde no município, segundo o coordenador da equipe médica que realizou o mutirão, Dr. Glauco Reis Gonçalves. "Este provavelmente foi o maior mutirão de catarata já realizado no Litoral Norte de São Paulo. Agradecemos a equipe do Centro Cirúrgico do hospital pela ajuda e profissionalismo, que contribuiu muito para o sucesso do mesmo", conta.

O médico oftalmologista diz que já estão programando o próximo mutirão para o mês de junho, provavelmente durante o feriado de Corpus Christi, data em que devem ser agendados cerca de 120 pacientes da rede municipal de saúde, via Central de Regulação da SESAU.

As 76 cirurgias de facoemulsificação com implante de lente intraocular (LIO) dobrável foram realizadas no sábado. No domingo (30) e nesta segunda-feira (1º), os pacientes foram avaliados pela equipe médica, que constatou que as cirurgias foram um sucesso.