Mutirão prevê mais de 1.000 cirurgias a partir de março no Hospital Municipal de São José

Os mutirões de cirurgias de laqueadura e de vesícula vão acontecer de março a dezembro no Hospital Municipal


A Prefeitura de São José dos Campos vai ampliar o número de cirurgias eletivas para pacientes da rede pública de saúde do município. Estão previstos, de março a dezembro, mais de 1.000 procedimentos, por meio de mutirões, no Hospital Municipal. O investimento será de R$ 858.819,85.

A Secretaria de Saúde já estabeleceu que serão realizadas 800 cirurgias de laqueadura e 210 colecistectomias (vesículas). As cirurgias acontecerão sempre aos sábados, com uma média de 110 procedimentos por mutirão.

Cirurgias eletivas são procedimentos realizados através de marcação, ou seja, sem caráter de urgência e emergência.

A portaria do Ministério da Saúde, estabelecendo a estratégia para ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos no âmbito do SUS, foi assinada em dezembro do passado. Até o final do ano, estão sendo destinados R$ 250 milhões para estados e municípios para este fim.

O acesso dos pacientes irá considerar a ordem cronológica de ingresso na fila da SAMS (Sistema de Atendimento Municipal de Saúde) e os critérios clínicos que justifiquem a priorização.

As mulheres habilitadas às cirurgias de laqueadura já estão inseridas no programa de planejamento familiar desenvolvido pelas unidades básicas de saúde do município.