Não consome alimentos de origem animal? Aprenda receitas de saladas veganas

É possível fazer diversos acompanhamentos saborosos e nutritivos usando folhas, grãos, legumes e frutas


Em um país como o Brasil, que apresenta altas temperaturas, vai bem comer pratos leves e refrescantes. É o caso da salada. Para quem não consome alimentos de origem animal, há também diversas opções para o preparo de pratos saborosos e ainda bastante nutritivos.

O ideal é variar e ir além da típica salada de alface, tomate e cebola. É possível usar variados tipos de folhas, grãos, cereais e legumes para compô-la. Mesmo sem uma fonte animal, dá para fazer saladas ricas em proteínas, vitaminas e minerais. É uma verdadeira refeição completa.

Uma delas é a salada de grão-de-bico com legumes. Esse grão possui uma generosa quantidade de proteína, além de vitaminas do complexo B. Também apresenta cálcio, ferro e manganês em sua composição. Com a base de grão-de-bico cozido, é só juntar com cenoura, pepino, tomate e aipo picados e temperar com sal, ervas e suco de limão.

A imaginação pode construir as mais variadas saladas. Além do grão-de-bico, pode-se usar outros tipos de grãos como a lentilha, a quinoa, o feijão branco e o trigo. Eles são ricos em fibras e vitaminas. É interessante variar a base de grãos da salada e também os legumes de cada uma delas.

Uma salada de cuscuz marroquino é outra ótima opção que vale como uma refeição. É só misturar o cuscuz marroquino hidratado em um caldo de legumes com frutas secas, lâminas torradas de amêndoas, cebolinha e salsinha picadas e temperar com azeite, sal e pimenta-do-reino.

O abacate é uma fruta bastante versátil na cozinha. Pode ser usado tanto em pratos doces quanto salgados. Ele se encaixa perfeitamente em uma salada. É possível consumi-lo tanto em pedaços como amassado para fazer parte de um molho. O abacate batido com um pouco de azeite e limão pode envolver folhas de alface e essa salada ser finalizada com nozes torradas.

Muitos têm optado por um cooktop para o preparo por sua praticidade. Há os que o instalam em outros cômodos da casa como na varanda gourmet, além da cozinha. Equipamentos de cozinha adequados ajudam na hora de fazer receitas da forma mais ágil possível, como também é o caso do mixer para molhos para salada.

Os molhos ajudam a levantar a salada. Há múltiplas receitas, como o típico molho de azeite, limão e mostarda, que trazem mais sabor ao prato. Também é sempre possível acrescentar sementes para adicionar crocância e uma boa dose de nutrientes à salada.