Novembro Azul: estilo de vida saudável contribui para prevenção do câncer

Neste mês, homens são incentivados a olhar para seu estilo de vida e cuidar de sua saúde


Novembro Azul é o mês internacional dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata. A história começou na Austrália quando um grupo de amigos deixou o bigode crescer durante o mês de novembro para chamar a atenção aos cuidados de saúde dos homens. O sucesso foi tanto que muitos começaram a usar bigodes falsos em apoio. A moda pegou e o mês passou a ser dirigido à saúde masculina ao redor do mundo.

A pandemia registrou queda no exame Antígeno Prostático Específico (PSA). De acordo com o Ministério da Saúde, foram 20% menos exames do tipo realizados em 2020 em comparação com 2019. Com o distanciamento social, muitos deixaram de ir ao médico presencialmente. Com a baixa de visitas ao urologista, há a preocupação de que casos que seriam identificados de forma precoce avancem.

Os principais sintomas do câncer de próstata aparecem quando a doença já está na fase mais avançada. Micção frequente e fluxo urinário fraco ou interrompido são motivos de atenção. Deve-se observar se há sangue na urina ou no sêmen. A disfunção erétil também pode se manifestar. Fraqueza ou dormência nas pernas ou nos pés como dor no quadril e pernas são outros sinais possíveis.

É importante realizar consultas periódicas ao médico para um check-up completo. Com o diagnóstico feito no início, as chances de cura chegam até a 90% dos casos. Especialistas recomendam que o homem, a partir dos 50 anos, deve fazer exames de próstata preventivos. Além das visitas ao médico com frequência, um estilo de vida saudável é fundamental para que a próstata tenha seu funcionamento adequado.

O ideal é manter hábitos saudáveis. As atividades físicas são essenciais, bem como uma alimentação balanceada. Um bom sono também faz parte de uma rotina saudável. O cigarro deve ser evitado e as bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação. A saúde mental também ajuda. O controle da ansiedade e do estresse colabora com o equilíbrio do organismo.

A dieta deve abusar de frutas e legumes, bem como conter peixes, cereais integrais e nozes. Exercícios regulares são fundamentais, sejam eles quais forem. Os homens precisam encontrar atividades que gostam para que não abandonem. Muitos começam na academia e, depois, desmotivados, acabam parando. Novembro pode ser um mês que os incentive a encontrar exercícios físicos que passem a fazer parte de sua rotina.

Este mês de conscientização pode ser motivador para que os homens olhem para seu estilo de vida e sua saúde. É um lembrete para muitos que deixaram de marcar consultas com a pandemia para voltarem à rotina de exames preventivos. Não somente a prevenção do câncer de próstata é importante, mas outros exames pedidos pelo médico podem detectar outras condições de saúde.

anuncio