O motivo que as mulheres procuram por cirurgia plástica é o mesmo dos homens?

Insatisfação estética e incômodo funcional são considerados os principais motivos pelos quais pacientes buscam solução


O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de cirurgias plásticas e a cada ano cresce o número de operações realizadas no país. Somente em 2021, foram cerca de 1.306.962 procedimentos, segundo dados da Sociedade Internacional da Cirurgia Plástica. 

Esse número, indica que homens e mulheres estão mais preocupados com questões estéticas e, embora a parcela de homens ainda seja menor quando comparada a das mulheres - algo em torno de 13,7%  do total - o público masculino está cada dia mais engajado nessa questão. 

Mas será que as motivações para procurar um cirurgião plástico e entrar no bisturi são as mesmas em ambos os sexos? Quais são os procedimentos estéticos mais procurados para atender a essas necessidades? 

Essas são apenas algumas das perguntas que especialistas no assunto visam responder com os estudos focados no comportamento e preferências daqueles que buscam na cirurgia plástica a solução para suas insatisfações estéticas.

As mulheres e a cirurgia plástica

Não é de hoje que as mulheres são a maioria quando o assunto é cirurgia plástica. Ainda segundo a pesquisa realizada pela Sociedade Internacional, o público feminino corresponde a 86,3% do total de pacientes que se submeteram ao bisturi. 

Dentre os principais motivos atrelados à busca pelos procedimentos, destacam-se as insatisfações estéticas e corporais, focadas não somente na melhora da aparência, como também nas correções e reparações funcionais do corpo e face.

Embora a mamoplastia de aumento seja a cirurgia de maior destaque entre as mulheres, procedimentos reparadores voltados para a reconstrução mamária, a retirada do excesso de pele pós-bariátrica e a blefaroplastia têm ganhado cada vez mais destaque neste cenário.

Notou-se também, um aumento expressivo na busca por técnicas cirúrgicas menos invasivas, tais como a aplicação de toxina botulínica e agentes preenchedores para melhorar a aparência do rosto.

Outro destaque quando falamos em cirurgia plástica, fica por conta da idade média das mulheres que se submetem às técnicas cirúrgicas, que é expressivamente mais cedo do que os homens. 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em 2016 o número de adolescentes com idades entre 14 e 16 anos representava 15% dos procedimentos cirúrgicos feitos no Brasil.

A correção de severas assimetrias nas mamas, bem como o aumento ou redução dos seios são as intervenções mais comuns nestes casos.

Os homens e a cirurgia plástica

Já no caso dos homens, a realidade se apresenta de forma um pouco diferente. Isso porque, até pouco tempo atrás, havia muito preconceito atrelado à busca por procedimentos estéticos e o assunto era considerado um tabu. 

No entanto, os últimos anos foram marcados por uma mudança neste comportamento e o tema passou a ser enxergado com mais naturalidade entre a comunidade masculina.

Essa mudança na cultura e o fato de que o país é considerado um dos melhores lugares para se realizar uma cirurgia plástica contribuíram para que cada vez mais homens buscassem nos procedimentos uma solução para suas insatisfações. 

Ainda que os números indiquem esse crescimento, a finalidade com que o público masculino recorre às técnicas difere das mulheres, assim como os tipos de cirurgia mais populares entre o grupo. 

Blefaroplastia, ginecomastia, otoplastia e rinoplastia estão entre os destaques quando o assunto é cirurgia plástica em homens. Tais procedimentos são mais focados na correção de deformidades estéticas que prejudicam de alguma forma a imagem e funcionalidade do corpo. 

Quais as indicações para realizar um procedimento estético?

Aqueles que estão em busca de um procedimento estético, mas ainda não sabem se a técnica é realmente a melhor escolha, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a tomar essa decisão: 

Insatisfação estética

Se você não se sente bem com alguma parte do seu corpo ou rosto e não é possível melhorar apenas com os cuidados e métodos mais tradicionais.

Melhora na autoestima e bem-estar

Se a sua insatisfação prejudica sua autoestima, como você enxerga a própria aparência ou limita de alguma forma seu emocional, ou bem-estar.

Devolução da funcionalidade e saúde

Se o seu problema afeta a funcionalidade de alguma parte do corpo, limita movimentos ou pode acarretar futuros problemas de saúde. 

Caso sua situação se enquadre em um ou mais dos requisitos mencionados, procure um profissional de confiança. Só ele poderá indicar o melhor método para atender suas necessidades e promover a mudança que você tanto deseja!

Quais os procedimentos mais procurados que atendem os dois públicos? 

Embora a maioria das cirurgias plásticas mencionadas acima possam ser realizadas para ambos os públicos, é fato que alguns procedimentos são mais focados em atender as necessidades específicas de cada um.

Contudo, existem alguns tipos de procedimentos - como as cirurgias reparadoras - que vem ganhando destaque tanto entre as mulheres, quanto entre os homens.

Técnicas de cirurgia como a abdominoplastia pós bariátrica, a toracoplastia e a torsoplastia, focadas em auxiliar pacientes que passaram pelo emagrecimento expressivo e oferecem inúmeros benefícios além da melhoria estética. 

A prevenção de outras doenças causadas pelo excesso de pele e a melhoria na qualidade de vida são apenas algumas das vantagens associadas aos procedimentos.