Pessoas com deficiência física recebem equipamentos a partir de amanhã em Taubaté

O início desta entrega é uma ação da Secretaria de Saúde municipal


Pessoas com deficiência física irão receber órteses, próteses e materiais especiais (OPMs) a partir de quinta-feira (4), às 10h, no Ambulatório de Reabilitação. A ação vai atender de maneira escalonada pacientes que passaram por consulta prévia e responderam a uma pesquisa realizada, de junho a novembro de 2022, a fim de identificar e quantificar as pessoas que necessitam deste auxílio. 

Neste primeiro momento, 40 itens de locomoção, como cadeiras de rodas adulto e infantil, cadeiras para banho infantil e juvenil, muletas e bengalas começarão a ser entregues aos munícipes. Os itens foram adquiridos com recursos oriundos de emendas parlamentares.

No total foram inscritas 138 pessoas que passaram por avaliação com o fisioterapeuta para a verificação da necessidade específica de cada um. A entrega do primeiro lote de equipamentos é para os usuários que não apresentaram necessidade de equipamentos adaptáveis.

Os ítens que precisam ser personalizados e adaptados para suprir necessidades específicas serão entregues mais adiante, ainda em 2023. A SES trabalha atualmente na produção do termo de referência para o processo licitatório que irá contratar a empresa que fará os serviços de adaptações.

Alguns itens ficarão para uso nos setores de fisioterapia dos serviços Ambulatório Madre Cecília, Unidade de Acolhimento e Caps, Policlínica Infantil e Qualist. Importante ressaltar que serviço semelhante está disponível na Rede Lucy Montoro e que o município absorveu a demanda de pessoas que não se encaixavam nos critérios de atendimento da rede estadual.